Estiagem atinge 91% dos municípios do estado que segue perdendo receitas - 13/09/2018

Estado prorroga pela 11ª vez decreto de situação de emergência devido a seca

 O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (13) a prorrogação do por mais três meses do decreto de situação de emergência por causa da seca que assola 152 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

Esta é a 11ª prorrogação consecutiva do pedido que atinge 91% dos munícipios do RN. O decreto leva em consideração análises técnicas que monitoram a questão da segurança hídrica com o objetivo de facilitar o trâmite dos processos que envolvem obras e serviços para minimizar os prejuízos causados pela estiagem.

A média de precipitações estão abaixo da média há sete anos o que ocasiona na perda de receitas de mais de R$ 4,3 bilhões por ano aos cofres públicos, segundo os dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape).

A queda representa uma redução superior a 50% na contribuição do setor rural para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Segundo o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), a situação é crítica nos reservatórios. Dos 47 monitorados neste início de 2018, três estão totalmente secos e oito em volume morto.Agora RN.

Faça Seu Comentário:

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Comentários

disse:

em 31/12/1969 - 09:12