seca braba - 17/03/2013

Previsão: mais calor, menos água

OS TRÊS REIS MAGOS

A região metropolitana de Natal pode não conseguir suprir sua necessidade de água depois do ano de 2040, caso a temperatura média da região aumente em 3ºC. O aumento da população e consequente aumento no consumo de água também vão contribuir para a escassez. O crescimento da frota de veículos automotores e da emissão de gases poluentes, causadores do efeito estufa, também podem aumentar a temperatura média, que provoca ainda doenças cardíacas e respiratórias. Entre os anos de 1960 e 2012 a temperatura aumentou 2ºC, número considerado alto pelos especialistas. Além das condições climáticas, o crescimento imobiliário e a falta de saneamento contribuem para a poluição e consumo desordenado de água.Temperatura aumentou dois graus

A região metropolitana de Natal pode não conseguir suprir a sua necessidade de abastecimento de água depois do ano de 2040, caso a temperatura média da região aumente em 3ºC neste período. A informação é de um estudo feito pela empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), embasado também no consumo médio atual e na projeção do crescimento da população para os próximos anos. As altas temperaturas intensificam o fenômeno de evaporação da água dos reservatórios, que não conseguem repor do líquido em tempo satisfatório para a demanda de consumo. Sem ter de onde tirar água em reservatórios próximos, seria necessário ir buscar no interior do estado.(fonte TN)

Comente

prissão - 16/03/2013

Drogas, máscaras, armas e carro são apreendidos na zona Oeste de Natal

PRODUTOS E MASCARAS

Policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar prenderam dois jovens, um de 22 anos e outro de 18 anos, e apreenderam um adolescente, de 16 anos, na rua Manoel Máximo no Bairro Bom Pastor, zona Oeste de Natal, na manhã deste sábado (16). A PM foi até o local para atender a uma ocorrência de tentativa de homicídio, mas chegando ao local a vítima, de 51 anos, havia sido socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Contudo, os populares indicaram onde os suspeitos se escondiam. Ao chegar ao endereço, a polícia foi recebida a tiros.

tiroteio uma parte conseguiu fugir. Conseguimos deter três deles e os encaminhamos para a Delegacia de Plantão Zona Sul", informou Wilton Franco, soldado do 9º Batalhão da PM.

Na casa, os policiais encontraram um carro, maconha e crack, em quantidade não revelada, dinheiro, em valor ainda não contabilizado, máscaras, possivelmente usadas como disfarces para a prática de assaltos, três revólveres calibre 38, facas, aparelhos eletrônicos e celulares(fonte G1RN)

MASCARAS

Comente

minha casa minha vida - 16/03/2013

Minha Casa, Minha Vida tem novos prazos para assinatura de contratos

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que o Programa Minha Casa, Minha Vida oferta pública modalidade 50 mil habitantes tem novos prazos. Agora a data para a assinatura de contrato junto aos beneficiários foi ampliada para 22 de março.

Com a vigência da nova Portaria existe a possibilidade de solicitação de novos prazos para a conclusão das unidades habitacionais já iniciadas e que não foram concluídas em tempo hábil.

A CNM explica que a prorrogação do prazo poderá ser concedida uma única vez para a instituição ou agente financeiro mediante a apresentação de um novo cronograma para a conclusão e entrega das unidades habitacionais. O presidente Paulo Ziulkoski destaca que a Portaria reitera a responsabilidade do Município pela manutenção e guarda das unidades habitacionais concluídas. “Os prefeitos precisam verificar o andamento da contratação de unidades habitacionais, situação das obras não concluídas e concluídas e atraso na entrega dos relatórios do Programa sub cinquenta mil no ano de 2012”, recomenda.(fonte tn)

Comente

agentes peniteciarios - 16/03/2013

Agentes penitenciários do RN realizam ato público e assinalam “omissão assassina” do Governo Federal

agenters peniteciarios

Fotografias expostas na Praça Sete de Setembro, em frente à Assembleia Legislativa, roubaram todas as atenções das pessoas que transitavam pelo local. As imagens, representando a realidade vivida por agentes penitenciários em todo o Brasil, chocaram aos olhos da população por demonstrarem situações agressivas: agentes que foram mortos violentamente como vítimas do sistema carcerário brasileiro. O ato público ocorreu paralelamente ao I Fórum de Debates da Segurança Pública e do Sistema Penal do Brasil, realizado na AL nesta sexta-feira.

Além das fortes imagens dos agentes assassinados, a categoria instalou um painel ao lado das fotografias relatando a “teoria da conspiração petista” como uma forma de denunciar publicamente o caos instaurado nas cadeias brasileiras por culpa dos gestores públicos. Em cinco passos, os agentes delataram a formação da teoria: 1º Passo – o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, é incumbido de desmoralizar o sistema penal brasileiro e o declara “pior que o inferno, preferindo a morte a ser preso nele, mesmo depois de dez anos de gestão petista”, diz o painel.

No 2º passo, os agentes apontam que, em janeiro deste ano, dois presídios privatizados foram inaugurados, onde o custo de um preso passa de R$ 6 mil para R$ 16 mil. O próximo passo registra que a Presidente da República vetou o Projeto de Lei Complementar PLC 87/11 que autoriza o porte de arma ao pessoal da segurança penitenciária. No 4º passo, o Ministério da Justiça comanda a parceria pública privada de presídios e no 5º surge a medida provisória privatizando segurança pública em presídios 100% privado, “onde o custo dos presos será superior a 160%, enchendo os bolsos dos ‘petralhas’ para financiar campanha política e perpetuar-se no poder”.
O objetivo do ato, segundo o agente penitenciário Márcio Rogério de Oliveira, é mobilizar o Rio Grande do Norte em torno dessa temática que, apesar de sua importância, tem se tornado um grande problema para a sociedade e para os agentes. “O Governo está vetando os nossos direitos e o que vemos é essa realidade demonstrada no painel. Mais de dois mil agentes mortos nesses últimos dez anos. Essas fotos, apesar de muito agressivas, são totalmente reais”.

Para Márcio, essa foi a melhor forma que a categoria encontrou para chamar atenção dos gestores. “O abandono é tão grande que resolvemos chegar a esse ponto de expor em praça pública o risco que corremos diariamente. Ninguém liga para a gente e a situação está cada dia pior. O mínimo que o governo poderia nos dar é o direito ao porte de armas”, afirmou.

Quem passava pela Praça Sete de setembro, naturalmente, parava para analisar o forte conteúdo das imagens. Celestino Martins, 56, apoiou a iniciativa dos agentes, afirmando que toda denúncia é válida. “Se isso serve para denunciar o sistema presidiário, vale à pena. O importante não é a imagem em si, mas a conscientização do que está acontecendo e que muitas pessoas não sabem”.

A dona de casa Antônia Batista Bessa, 42, se mostrou muito chocada com a situação. “São imagens muito fortes. Mas é necessário chegar a esse ponto para ver se as autoridades tomam alguma medida. Apesar de saberem que essas situações acontecem, eles não fazem nada para mudar”, afirmou.

“Eis a realidade nua e crua. Os presídios funcionam como uma verdadeira faculdade do crime”, disse, indignada, a comerciante Socorro Araújo. “Os agentes precisam de condições reais de trabalho para lidar com isso. Mas se o governo investisse de verdade em cada presidiário, dando condições de trabalho e estudo, talvez a realidade não fosse tão cruel”, disse.(fonte jornal de hoje)

Comente

caos dos presidios no RN - 16/03/2013

Sinpol-RN convoca policiais para luta contra presos em delegacias

presos

A permanência de presos em delegacia, problema que parecia ter sido resolvido há mais de um ano, voltou a ser dor de cabeça para policiais civis. Por isso, a categoria está se mobilizando para lançar uma nova campanha contra esse tipo de desvio e está marcada para a próxima quarta-feira (20) uma assembleia geral.

A convocação está sendo feita pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança, que enviou uma nota para a categoria. O encontro está previsto para começar às 18h, na própria sede do Sinpol-RN, na Cidade Alta.

Confira nota na íntegra:

A diretoria do SINPOL CONVOCA todos os Policiais Civis para lutar contra o RETORNO de presos nas Delegacias.

Nos últimos dias, o SINPOL/RN passou a receber denúncias dando conta que presos estariam ilegalmente se amontoando na única cela da DP de Plantão Zona Norte. A situação volta a ser preocupante, sobretudo, com o eminente risco de se propagar a ilegalidade por outras unidades policiais. Diante disto, a diretoria do SINPOL vem diuturnamente trabalhando e orientando aos policiais para que em hipótese alguma aceite novamente a custódia de presos. Para tal, a diretoria desta entidade sindical está convocando toda a categoria para grande Assembleia Extraordinária a realizar-se dia 20 de março (quarta), às18h no auditório do SINPOL em Natal.

É um absurdo que mesmo depois de dez anos de luta da categoria, de decisão judicial proibindo a custódia de presos por policiais civis e, sobretudo, com um acordo assinado com o Governo garantindo a retirada dos presos das DP’s, que ainda persista essa imoralidade. Quando se pensava que estava tudo resolvido com relação ao desvio de função da Polícia Civil em Natal e interior, surge novamente o fantasma da ilegalidade de presos nas Delegacias de Polícia, tudo porque os nossos gestores não se dão ao respeito, nem procuram zelar pela Instituição.

Ao contrário do discurso dos gestores, temos problemas com presos nas Delegacias de Caicó, Macau e Canguaretama. É inadmissível que a direção da Polícia Civil continue atuando de forma pusilânime aceitando a ilegalidade sem se pronunciar de forma contundente contra essa aberração, impondo aos policiais civis o desvio de função, como ocorre em nesses municípios. Dessa forma, já são 13 presos na carceragem do Plantão da Zona Norte e se não houver um basta, a situação tende a se agravar sem que ninguém tome uma providência para coibir a ilegalidade, salvo o Sindicato e Ministério Público.

No que diz respeito as responsabilidades da custódia de presos, a Polícia Civil já perdeu o que tinha que perder e os policiais já sofreram o que tinham de sofrer! Não queremos Cadeião, Núcleo de Custódia ou, seja lá, o nome que queiram dar. Não é responsabilidade nossa! Cabe agora a SEJUC e a Justiça Criminal assumirem de fato e de direito as suas responsabilidades nessa questão. Os policiais civis não voltarão a custodiar presos, nem permitirão que eles retornem para as Delegacias de Polícia. BASTA, DELEGACIA NÃO É CADEIA!

Portanto, o SINPOL está mobilizando a categoria, e é preciso que os policiais civis fiquem atentos e avisem ao Sindicato qualquer tentativa de retorno de presos para as delegacias. Não podemos permitir tamanho retrocesso. A volta das carceragens as delegacias não pode e nem deve acontecer em hipótese alguma. Infelizmente, quem deveria se impor para que esse tipo de ameaça nunca mais voltasse a acontecer eram os gestores da Polícia Civil, porém, na falta à categoria assume as rédeas da Instituição e corrige através da LUTA.

Fiquem atentos COMPANHEIROS, porque se a coisa não se resolver, logo teremos que voltar a LUTAR, haja vista ser essa a única linguagem que o Governo entende!(fonte portalbo) 

Comente

governo do RN - 16/03/2013

Juiz do TRE define prazo de dez dias para governadora responder a denúncias do “uso da máquina”

O juiz do Tribunal Regional Eleitoral, Verlano Medeiros, definiu o prazo de dez dias para governadora Rosalba Ciarlini apresentar explicações no processo do Recurso contra Expedição de Diploma, onde a ré é a prefeita eleita de Mossoró Claudia Regina. A ação é promovida pela coligação que teve como candidata a hoje deputada estadual Larissa Rosado (PSB).

No processo, a prefeita mossoroense é acusada de abuso de poder político, já que, supostamente, teria sido beneficiada da máquina do Governo do Estado. A ação chega a relatar que no mês de setembro, que antecedeu a eleição, o jatinho do Governo aterrissou 56 vezes no aeroporto de Mossoró.

O despacho do magistrado do TRE solicita à governadora cópias dos processos de licitação, cronogramas e desembolso financeiro de diversas obras que o Executivo estadual realiza em Mossoró. O Complexo Viário da Abolição, esgotamento sanitário dos bairros de Abolição III e IV e duplicação da estrada de Tibau são algumas das obras que deverão ter a documentação enviada à Justiça Eleitoral. A acusação feita contra Rosalba Ciarlini é de que ela teria promovido inaugurações e dado ordens de serviço em obras com a presença da então candidata Claudia Regina e evidenciado o apoio no pleito de 2012.

O juiz Verlano Medeiros também solicitou ao Governo do Estado o valor que foi repassado à Mossoró, através de convênios, nos anos de 2011 e 2012.

O magistrado pediu informações da Prefeitura de Mossoró, recaindo sobre o número de cargos comissionados, lotação e função de cada um. A acusação da coligação do PSB é que Claudia Regina teria sido beneficiada com diversos funcionários da Prefeitura de Mossoró atuando diretamente na campanha eleitoral.

Na fase de instrução do processo, o juiz Verlano também pediu a Infraero e ao Departamento de Aviação Civil cópia dos planos de vôo da aeronave Bandeirante E 110, de propriedade do Governo do Estado, no período de junho a outubro de 2012(fonte Panorama Politico)

Comente

Mulher é encontrada perdida - 15/03/2013

Sem conseguir se comunicar, jovem negra é encontrada perdida em Natal

ELE MEDI 1,80 MT

Uma mulher foi encontrada perdida em uma parada de ônibus da avenida Presidente Bandeira, no bairro do Alecrim, zona Leste de Natal, nesta quinta-feira (14). Segundo os moradores da região, ela estava atordoada e não conseguia se comunicar. A jovem é negra, tem cabelo rastafari, tatuagem, uma cicatriz na mão direita e mede aproximadamente 1,8 metro. Ela está aos cuidados da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas).

"A gente nunca tinha visto ela por aqui. Estranhamos o comportamento dela na parada de ônibus. Ela estava muito perdida, confusa, atordoada. Então procuramos ajudá-la. Mas a menina não entendia nenhum idioma", lembrou Edson Wander, comerciante.

A identidade da jovem é um mistério, assim como a nacionalidade. Segundo a Semthas, ela demonstra não entender português, inglês e francês. Como não fala e não há certeza se ela ouve, os assistentes sociais tentaram se comunicar por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), mas foi em vão.

A mulher também não ecreve e aparenta não compreender o que é escrito. Só reconhece alguns desenhos. "Ela reage mais quando desenhamos algo, mas é tudo muito superficial. Ao ver o mapa mundial, ela não esboçou reação. Mas quando mostrei o mapa da África, ela fez gestos indicando que o local de origem é muito mais longe. Porém, ainda não houve avanços", indicou Ania Maruska Petersen, pedagoga da Semthas.

A jovem passou a noite no albergue público de Natal, e continua sob os cuidados da Senthas. Ela tem uma cicatriz no braço, a letra 'R' tatuada na mão e marcas de feridas nas pernas. As características são importantes para a identificação da jovem, uma vez que o rosto não foi divulgado para preservá-la.

"Mesmo sem ver o rosto dela, quem a reconhecer pelas características que divulgamos, por favor, entre em contato com a Semthas pelo telefone (84) 3232-9051", finalizou Ania Maruska Petersen.(fonte G1RN)

ELA TEM UM CICATRIZ NA MÃO

Comente

aliados - 15/03/2013

Vôo de aliados

A reunião da governadora Rosalba Ciarlini com os líderes políticos do partidos aliados será apenas amanhã, mas no final da tarde de hoje houve uma prévia nos ares.

No Aeroporto Internacional Augusto Severo desembarcou, no mesmo jatinho, o ministro da Previdência Garibaldi Filho, o senador José Agripino Maia e o deputado federal João Maia.

O presidente da Câmara, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, também viria, mas adiou o retorno a capital para amanhã.(fonte Panorama Politico)

Comente

roubo de agua - 15/03/2013

Angicos:Produtor rural é preso por furtar água de adutora

Um produtor rural foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (15) por furtar água da adutora Sertão Central Cabugi, na cidade de Angicos, a 178 quilômetros de Natal. Segundo nota emitida pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o furto deste único produtor afetava o abastecimento de água nas cidades de Lajes, Pedra Preta, Jardim de Angicos, Caiçara do Rio do Vento e Riachuelo. A água desviada abastecia exclusivamente o açude do produtor.

De acordo a Caern, o “gato” foi colocado a partir de uma ventosa (dispositivo para retirar o ar da tubulação da adutora). A ação para prender o produtor rural foi realizada pela Polícia Militar e pelo Ministério Público.

O gerente da Regional Natal Norte da Caern, Ricardo César da Silva, explica que esta não foi a primeira vez que o produtor realizou o furto de água, que era usada entre outras atividades, para banhar animais. “Ele é reincidente. Pagou uma fiança para ser liberado e vai responder judicialmente. Essas ações de fiscalização são rotineiras”, diz.

Reparação

Uma vez averiguados os danos do suposto crime, a Caern ingressa com a reparação destes na esfera cível, em paralelo ao procedimento criminal, de responsabilidade do MPE, com previsão de enquadramento por furto e atentado contra a segurança ou o funcionamento de serviço de água ou qualquer outro de utilidade pública.

Desde 2011, uma norma da Caern institui os procedimentos para este tipo de crime, que está sendo coibido de forma mais intensa. É lavrado um Boletim de Ocorrência na Delegacia da região e informada a ocorrência ao MPE (notícia crime). A Caern ajuíza também a ação de reparação dos prejuízos na esfera cível, além da parte criminal.(fonte G1RN)

Comente

Rosalba na releição - 15/03/2013

Deputado Raimundo Fernandes defende reeleição de Rosalba e afirma que disputará novo mandato na AL

O deputado estadual Raimundo Feranndes, líder do PMN na Assembleia Legislativa, defendeu a reeleição da governadora Rosalba Ciarlini. No entanto, ele ponderou que para esse projeto “é fundamental” a presença do PMDB. Ainda sobre a eleição de 2014, Raimundo Fernandes confirmou que é candidato a vaga na Assembleia Legislativa.(fonte Panorama Politico)

Comente

CONDENAÇÃO - 15/03/2013

Ex-prefeitos de Serra do Mel e Campo Grande são condenados pelo TCE

Os ex-prefeitos das cidades de Serra do Mel, Grossos e Campo Grande foram condenados pelo Tribunal de Contas do Estado por apresentarem despesas não comprovadas. O ex-gestor de Campo Grande, José Edilberto de Almeida, terá que ressarcir os cofres públicos em R$ 515.003,09. O processo foi relatado pelo auditor Cláudio José Freire Emerenciano.

O conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes relatou processo da prefeitura de Serra do Mel, prestação de contas do exercício de 2007 sob a responsabilidade de Francisco Bezerra Lins Filho. O voto foi pela não aprovação, impondo ao ordenador das despesas o ressarcimento de R$ 13.286,00, decorrente da omissão no dever de prestar contas e concessão irregular de diárias.(fonte Panorama Politico)

Comente

derrubada - 15/03/2013

Fiscais retiram cercas e derrubam barracos na Redinha

RETESCAVADEIRA NA DERRUBADA

Um terreno de aproximadamente 200 mil metros quadrados, na Redinha, foi alvo de fiscalização por parte de fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Idema) na manhã desta sexta-feira (15). Cercas que delimitavam lotes e pequenos barracos foram retirados.

A ação ocorreu devido a uma ocupação irregular próximo à ponte Newton Navarro. Pessoas utilizaram estacas para lotear o terreno, que tem trechos pertencentes ao Município, Estado e União. Apesar de algumas pessoas afirmarem que ocupavam as áreas há mais de 15 anos, os fiscais garantiram que as ocupações eram recentes.
Com a presença dos fiscais, pelo menos dois barracos foram derrubados, e todas as estacas foram retiradas. Havia, no entanto, construções irregulares onde havia pessoas que moravam nos pequenos imóveis. Todos foram notificados e receberam o prazo de 10 dias para a desocupação. Caso não ocorra, eles serão retirados pela Polícia e as casas serão destruídas.

Ao todo, aproximadamente 40 funcionários da SPU, Polícia Federal, Polícia Militar e Semurb participaram da ação de retirada. Não houve conflito e ninguém foi preso.(fonte TN)

Comente

mais um caso resolvido parabéns a justiça - 15/03/2013

Advogado Mizael é condenador a 20 anos de prissão por a morte de Mércia

Misael Biapo

O ex-policial e advogado Mizael Bispo de Souza foi condenado a 20 anos de prisão nesta quinta-feira pela morte de sua ex-namorada Mércia Nakashima. O crime ocorreu em maio de 2010, em Nazaré Paulista (a 64 km de São Paulo).

O julgamento durou quatro dias no Fórum de Guarulhos (na Grande São Paulo). Ao todo, nove pessoas foram ouvidas, sendo cinco de acusação, três de defesa e um perito arrolado pelo juiz Leandro Bittencourt Cano. O réu foi ouvido ontem e voltou a negar participação no crime.

Uma das testemunhas mais importantes foi o delegado Antônio Assunção de Olim, responsável pela investigação, que foi ouvido na terça-feira. Em mais de cinco horas de depoimento, ele afirmou que tem certeza da participação de Mizael no crime.

Comente

assalto - 15/03/2013

Areia Branca;Assalto a comercio de bebidas deixa um morto e outro preso

assaltante morto sem identificação

Dois bandidos armados invadiram e anunciaram assalto contra o comerciante Cleitinho da “Só Bebidas” que tem loja localizado na Rua Dos Calafates centro de Areia Branca. A Polícia Militar recebeu denúncia através do telefone 190.

Uma viatura que estava próxima ao local do assalto foi acionada e ao chegar ao empreendimento, foram recebidos com balas. Os policiais revidaram e atingiram um dos assaltantes que ainda não foi identificado.

O mesmo chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos três tiros que atingiram sua cabeça e seu peito, morrendo ao dar entrada no  Hospital Sara Kubitschek.

A família do assaltante morte está sendo  aguardada para identificação do corpo. A polícia já prendeu o segundo assaltante e deve divulgar o nome do mesmo a imprensa nas próximas horas.(fonte Guamaré em dia)

Comente

interditado mais um presidio - 15/03/2013

Justiça determina interdição da penitenciária de Caicó, RN

Penitenciária Estadual do Seridó foi interditada (Foto: Ilmo Gomes)

O juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça, da Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Caicó, determinou, nesta quinta-feira (14), a interdição da Penitenciária Estadual do Seridó, mais conhecida como 'Pereirão'. O magistrado instaurou procedimento administrativo para a apuração das condições em que se encontra a unidade prisional, com base em um relatório de vistoria técnica elaborado pelo Corpo de Bombeiros.

"Diante do que foi presenciado por este magistrado no local e o que consta nos presentes autos, realmente não existe como evitar a interdição imediata e definitiva da penitenciária estadual do Seridó, posto que é imperiosa a medida até que sejam efetivamente sanadas as irregularidades lá existentes”, afirmou o magistrado em sua decisão.

Na decisão, o juiz relata que o laudo técnico do Corpo de Bombeiros é conclusivo. "O presídio é uma bomba relógio. Apesar de não ter condições de prever o futuro, é necessário que as autoridades que representam o estado – dentre as quais se insere este magistrado – tomem uma atitude que previna mortes e carnificina", disse.

"As fotografias que constam no documento mencionado são estarrecedoras. O prédio, apesar de ser público, não possui atestado de vistoria do Corpo de Bombeiros o que, por si só, já concretiza a desmoralização do Estado do Rio Grande do Norte que, sequer, cumpre as próprias normas que formula. Não existe no local observância ao que preceitua o Código de Segurança e Prevenção Contra Incêndio e Pânico do Estado do Rio Grande do Norte. Ora, isso significa que, em caso de incêndio, mais de 300 pessoas poderão ser carbonizadas. A estrutura física apresenta diversas rachaduras e, não há como saber, pode estar prestes a desabar sobre as pessoas que se encontram presas ou trabalhando no local“, complementa a decisão do magistrado.(fonte G1RN)

Comente

espaço - 15/03/2013

Governadora e aliados definirão amanhã espaços, deputados querem secretaria

Para tentar sanar as tensões entre o Governo e a Assembleia Legislativa, a governadora Rosalba Ciarlini poderá optar por indicar um deputado para secretário. A sugestão para a alternativa será passada pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Ricardo Motta (PMN). Desde o final do ano passado, quando o Executivo liberou apenas parte das emendas individuais dos parlamentares, que a relação entre o Governo e a Assembleia ficou tensa.

A ideia inicial de Motta seria indicar o deputado estadual Kelps Lima (PR) para Secretaria de Saúde, cargo hoje ocupado pelo médico Isaú Gerino. No entanto, o parlamentar não aceitou assumir a pasta. Ainda com a hipótese de indicar Kelps, foi cogitado o Detran, mas é proibido deputado estadual ocupar cargo nesse órgão da administração indireta. O destino do deputado, muito ligado a Motta, pode ser a Secretaria de Recursos Hídricos. Caso deixe a Assembleia, o espaço de parlamentar ficaria com o PMDB, já que o suplente da coligação é o ex-prefeito de Parelhas, Antonio Petronilo.

A reforma administrativa da governadora Rosalba Ciarlini está sendo articulada não apenas como uma forma dela se aproximar da Assembleia, mas principalmente de buscar fortalecer os laços com os partidos aliados. Está prevista para amanhã uma reunião, no apartamento do senador José Agripino, envolvendo o ministro da Previdência Garibaldi Filho, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves, o deputado federal João Maia e o próprio presidente da Assembleia, Ricardo Motta.

Algumas secretarias são apontadas como praticamente certas para mudanças, a partir da ampliação dos espaços dos aliados. A pasta da Agricultura deverá ficar com o PMDB e o nome mais cotado é o presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores, Júnior Teixeira.(fonte Panorama Politico)

Comente

SISTEMA PENITENCIÁRIO DO RN - 14/03/2013

Diretor de Federação Nacional vem ao RN avaliar Sistema Penitenciário

Francisco Rodrigues chegou ao RN, nesta quinta

Após os recentes problemas em unidades prisionais do Rio Grande do Norte, o Estado recebe, nesta semana, membros da direção da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários que vieram avaliar a situação de perto e promover um debate com a sociedade potiguar, dentro do I Fórum de Debates da Segurança Pública e do Sistema Penal do Brasil. O evento acontece nesta sexta-feira (15), na Assembleia Legislativa.

Nesta quinta-feira (14), o Coordenador Nacional de Políticas Parlamentar e Inspeções nas Unidades Prisionais, Francisco Rodrigues Rosa, chegou ao RN e está fazendo um levantamento da situação carcerária potiguar junto ao Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN. “Estamos mostrando o caos que se encontram nossas cadeias para que o Rio Grande do Norte seja incluído no relatório nacional”, disse Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN.

Francisco Rodrigues, que também é presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio de Janeiro, é um dos convidados do I Fórum de Debates - A Segurança Pública que merecemos e o Sistema Penal que precisamos. O evento vai reunir autoridades de vários segmentos, a partir das 9h desta sexta-feira, no Salão Álvaro Dias da Assembleia Legislativa.

“Esperamos mobilizar o Rio Grande do Norte em torno dessa temática que é tão importante e que tem se tornado um grande problema para a sociedade. Não por acaso, estamos contando com autoridades e pessoas que verdadeiramente se preocupam com o Sistema Penal e com a Segurança Pública do Estado”, destaca Vilma Batista.

Foram convidados também o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho; o presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves; o Procurador Geral de Justiça, Manoel Onofre Neto; o juiz da vara de Execuções Penais, Henrique Baltazar; os juízes federais Valter Nunes e Mário Jambo; e representantes de várias entidades de classes e demais segmentos sociais.(fonteportalbo)

Comente

indicação para Emater,Detrar e Caern - 14/03/2013

Conselho político de Rosalba também poderá indicar Emater, Detran e Caern

O conselho político do governo do Estado, formado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o senador José Agripino (DEM), o ministro Garibaldi Filho (PMDB), o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), o deputado federal João Maia (PR) e o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN), deverá chegar a um consenso em torno das modificações a serem propostas para o governo do Estado no próximo sábado, durante reunião em Natal. A ideia é que as sugestões do conselho se deem por meio de uma nota à imprensa.

Já está claro que toda a reclamação da dita “base política” do governo gira em torno da ocupação de espaços. No entanto, para esconder o puro e simples fisiologismo tão rejeitado pela sociedade, os partidos irão fazer as indicações sob o manto do conselho político, que assumirá todas as sugestões. O que não se sabia, até hoje, porém, era que, além das pastas de Recursos Hídricos, Agricultura e, possivelmente, Saúde, os partidos que apoiam Rosalba também irão ofertar ao governo sugestões de mudanças em outros cargos da estrutura administrativa do Estado, quais sejam a EMATER, o DETRAN e a CAERN.

Por conta disso, o clima entre o governo e setores aliados não anda nada bom. Em verdade, uma “guerra surda” estaria sendo travada entre o grupo da governadora e os líderes do PMDB. De um lado, o núcleo mais próximo da governadora, constituído por seu marido, o secretário-chefe do Gabinete Civil Carlos Augusto Rosado, e pelo seu cunhado, o deputado federal Betinho Rosado, irmão de Carlos Augusto, defende a manutenção dos espaços ocupados por indicação deles. Do outro lado, o PMDB, e mais o PMN do presidente da Assembleia, Ricardo Motta, e o PR, do deputado federal João Maia, que formam o conselho político, lutam para ocupar parte desses espaços.

O governo Rosalba já aceitou ceder Agricultura e Recursos Hídricos, e a indicação para a pasta da Saúde. Contudo, alegando que os cargos mais cobiçados estão concentrados nas mãos do grupo da governadora, os aliados dela estariam pleiteando a EMATER, responsável pelo Programa do Leite, a CAERN, responsável pelo programa de saneamento, e o DETRAN.

No caso da Agricultura, já está certa a indicação do atual presidente da Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (Anorc), Júnior Teixeira, ex-prefeito peemedebista do município de Serrinha. Para os Recursos Hídricos ainda não há um nome confirmado. Quanto à Saúde, nesta quarta-feira, o deputado estadual Kelps Lima foi posto como um nome de consenso para ocupar o cargo de secretário estadual de saúde, mas terminou o dia sem definição.

No caso de Kelps, seu nome agradou a gregos e troianos. Contudo, por orientação do deputado Ricardo Motta, ele só assume se for Recursos Hídricos, pasta muito menos problemática que a Saúde. O PMDB apoiou sua indicação para a Saúde, mas não para a SEMARH. Caso Kelps assuma alguma secretaria, em seu lugar assumiria na Assembleia o ex-prefeito de Parelhas, Antonio Petronilo, do PMDB. Procurado, Kelps não foi localizado pela reportagem para comentar as informações.(fonte Jornal de Hoje)

 

Comente

CEDUC - 14/03/2013

Por falta de pagamento, construtora suspende obra de Ceduc em Natal

CEDUC EM REFORMA

A reforma do Centro Educacional (Ceduc) de Pitimbu, em Natal, que deveria ficar pronta até o mês de julho, está parada desde a terça-feira (5) por falta de pagamento, segundo a construtora Brascon, responsável pela execução da obra. De acordo com o Tribunal de Justiça do RN, a unidade foi interditada em agosto do ano passado, ficando impedida de receber novos internos, autores de atos infracionais que geram a privação de liberdade, como homicídios, por exemplo.

“Estamos há dois meses sem receber o pagamento por parte do Governo do Estado. Os operários não trabalham sem receber. Fiz um empréstimo, paguei aos funcionários e os mandei para casa. Só irão retornar ao trabalho quando o Estado realizar o pagamento. Com isso, será difícil entregar a obra dentro do prazo. Prazo este que terminaria em abril, mas foi prorrogado para julho porque não recebemos o pagamento pelas adequações, que chega a quase R$ 1 milhão”, afirmou Fernando Martins, sócio da Brascom. Ainda de acordo com a Brascon, o valor inicial da obra era de R$ 2,7 milhões, mas com as adequações saltou para R$ 3,5 milhões.

De acordo com a Secretaria de Planejamento, responsável pelas finanças do Estado, os pagamentos das obras não são contínuos, pois dependem de medições periódicas. “Não é uma despesa continuada. É feita uma medição da obra, se mede a evolução e se paga. Vou verificar se o processo está apto para pagamento. Se estiver, nós vamos colocar na programação para realizar o pagamento”, garantiu Obery Rodrigues Júnior, secretário estadual de Planejamento.(fonte G1RN)

Comente

REAGIU E TERMINOU MORTO - 14/03/2013

Suspeito de assalto morre em confronto com a Polícia Militar

Jovem morreu no Hospital Santa Catarina

Uma ocorrência de assalto terminou em morte, na madrugada desta quinta-feira (14), no Jardim Progresso, zona Norte de Natal. Um jovem suspeito de ter roubado uma motocicleta teria reagido à prisão, apontado arma para policiais militares e acabou sendo baleado. Ele não resistiu e morreu no Hospital Santa Catarina.

De acordo com o oficial do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente Mário Conte, o jovem estava acompanhado de outro ladrão e os dois abordaram um motociclista na avenida Industrial, apontando arma e obrigando a vítima a entregar o veículo. Em seguida, eles fugiram, porém, o homem que teve a moto roubada conseguiu acionar a polícia rapidamente.

Viaturas que estava próximo ao local saíram rapidamente em diligências e, com isso, os dois suspeitos foram localizados ainda nas imediações da avenida Industrial. No momento da abordagem, um dos jovens sacou um revólver calibre 38 e apontou em direção aos policiais. Antes que ele atirasse, a polícia revidou atirando.

O rapaz foi baleado três vezes e teve que ser socorrido para o Hospital Santa Catarina. Contudo, ele não resistiu aos ferimentos e morreu logo após dar entrada na unidade. Como estava sem documentos, o suspeito de assalto ainda não foi identificado, mas, de acordo com o tenente Conte, seria um adolescente. O comparsa dele conseguiu fugir.(fonte portalbo) 

moto

Comente