Gol de Diego Costa, com a ajuda da defesa iraniana, manteve os campeões mundiais de 2010 na briga pela classificação e pela primeira posição do Grupo B da - 20/06/2018

Espanha sofre, mas supera retranca do Irã e reage na Copa do Mundo da Rússia

 Diego Costa salvou a Espanha de uma situação complicada na Copa do Mundo

 Agência Estado

A Espanha espantou a zebra e o “fantasma” da Copa de 2014 ao conquistar uma suada vitória sobre o Irã por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Kazan. Um gol de Diego Costa, com a ajuda da defesa iraniana, manteve os campeões mundiais de 2010 na briga pela classificação e pela primeira posição do Grupo B da Copa do Mundo da Rússia.

O gol veio no início da segunda etapa, após boa dose de sofrimento e frustração no primeiro tempo, diante da retranca do rival. Depois de abrir vantagem, a Espanha ainda precisou superar sustos em sua defesa. O limitado Irã chegou a marcar o gol de empate, devidamente anulado, por impedimento.

O primeiro triunfo espanhol em solo russo afastou o risco de queda precoce na Copa, como aconteceu há quatro anos, no Brasil. E também deixou a chave embolada. Espanha e Portugal estão empatados em praticamente todos os quesitos, ambos com quatro pontos. Os espanhóis ocupam o primeiro lugar por conta do número de cartões amarelos. O Irã é o terceiro, com três, e o Marrocos, já eliminado, segue sem pontuar.

A Espanha encerrará sua participação no Grupo B, em busca da classificação, contra o Marrocos na próxima segunda-feira, em Kaliningrado. O Irã vai duelar com Portugal no mesmo dia, em Saransk.

O JOGO – Depois do empate com Portugal na estreia, a Espanha entrou em campo com uma formação mais ofensiva nesta quarta. Fernando Hierro trocou Koke por Lucas Vázquez. E fez um ajuste na defesa ao devolver Carvajal, poupado na estreia por estar se recuperando de lesão, para a lateral direita.

Hierro sabia que sua seleção iria encarar uma retranca complicada em Kazan. E a Espanha precisou de poucos segundos em campo para perceber que o Irã iria se defender com até seis jogadores na primeira linha defensiva. E que teria até 11 jogadores atrás da linha da bola.

O resultado foi um duelo franco entre ataque e defesa, em que o Irã levou a melhor durante todo o primeiro tempo ao congestionar sua área e a intermediária. Para ajudar, os espanhóis exibiram afobação de forma precoce no jogo, gerando erros bobos e jogadas mais óbvias.

A Espanha também sofria por priorizar as jogadas pelo meio, em detrimento dos laterais. Iniesta tinha pouca mobilidade e David Silva desperdiçava as raras oportunidades no ataque. A primeira surgiu aos 24, em cobrança de falta. O goleiro Beiranvand defendeu com facilidade.

Cinco minutos depois, o meia do Manchester City tentou um chute meio atrapalhado enquanto girava, quase na pequena área. Mandou por cima do travessão. E, aos 46, em sua melhor chance, encheu o pé de fora da área. Mas viu a bola desviar na defesa e passar perto da trave direita do goleiro iraniano.

O Irã, estacionado na defesa, tentou lances esparsos de contra-ataque no início da partida. E, a partir dos 30, permaneceu no ataque por raros minutos, o que não foi aproveitado pela Espanha como contragolpe.

Para o segundo tempo, Hierro manteve a confiança em seus titulares e evitou mudanças. Ele quase foi premiado nos primeiros minutos, quando Piqué e Vázquez perderam grandes chances. Em uma etapa mais movimentada, o Irã buscou o ataque e quase abriu o placar aos 7, com Karim Ansarifard, dando um susto na defesa europeia.

Os espanhóis foram do susto à festa em apenas um minuto. Numa rápida trama no ataque, a bola sobrou para Diego Costa na defesa iraniana. O zagueiro tentou tirar, mas bateu em cima do atacante, que viu a bola morrer no fundo das redes.

Em desvantagem, o Irã passou a buscar o ataque. Levou perigo aos 14 e até balançou as redes dois minutos depois. Mas o árbitro assinalou correto impedimento de Ezatolahi, que comemorava o gol com toda a delegação iraniana quando o lance já estava anulado.

Passado o novo momento de apreensão na defesa, a Espanha acalmou o jogo e passou a administrar a vantagem. O Irã teve mais uma boa chance de gol, aos 36, mas não converteu. E os favoritos confirmaram a primeira vitória na competição.

Comente

Após duas horas da colisão, o corpo foi coberto por populares na via pública à espera das equipes do Instituto Técnico e Científico de Polícia e da Deleg - 20/06/2018

Motociclista morre após ser colhido por caminhão nesta tarde em Petrópolis

 O motorista do caminhão, identificado por Genival Costa, disse à reportagem que vinha pela rua Jundiaí

 A Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) registrou por volta das 13h30 desta quarta-feira, um acidente fatal envolvendo dois veículos no cruzamento entre a rua Jundiaí e avenida Hermes da Fonseca, em Petrópolis.

Na ocasião, o piloto (Edvaldo Barbosa Barreto, 64 anos) da Honda Titan de placa OWF 1843/Parnamirim foi colhido por um caminhão baú de placas QGB 8358 e morreu na hora. Após duas horas, o corpo foi coberto por populares na via pública à espera da equipe do Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) e da Delegacia Especializada em Acidente de Veículos (DEAV).

 

 Segundo o comerciante Sebastião Júnior, a pancada foi estrondosa. Após a colisão frontal, o caminhão ainda arrastou a motocicleta por quase 20 metros de distância. Pedaços de ambos veículos ficaram espalhados pela rua. “Quando saí do meu estabelecimento, o motociclista já estava caído. Havia muito sangue ao lado do capacete, o que pode ter sido traumatismo craniano”, disse.

O motorista do caminhão, identificado por Genival Costa, disse à reportagem que vinha pela rua Jundiaí, quando o motociclista atravessou o sinal vermelho pela Hermes da Fonseca. Fonte Agora RN.

Comente

Grupo de Rodrigo Maia ainda procura nome para apoiar nas eleições - 20/06/2018

Ciro e Maia se encontram, mas não fecham decisão sobre aliança

Por Agência Estado

  

 O pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, se reuniu na noite desta terça-feira, 19, em Brasília, com representantes dos principais partidos do chamado “Centrão”. O grupo, que tem como expoente o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ainda procura um nome para apoiar nas eleições.

Maia deve anunciar a desistência da candidatura ao Palácio do Planalto nas próximas semanas e procura alternativas para que o DEM não feche novamente uma aliança com o PSDB. Mesmo com resistências internas, ele tem feito a ponte entre Ciro e as legendas de centro.

Também estiveram presentes no jantar o presidente do DEM, ACM Neto, o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, do PRB, Marcos Pereira, do Solidariedade, deputado Paulinho da Força, e o líder do PCdoB na Câmara, deputado Orlando Silva. Pelo lado do PDT, participaram o presidente da legenda, Carlos Lupi, e o deputado Mário Heringer.

De acordo com um dos participantes do encontro, não houve uma definição sobre aliança, mas Ciro, que em público tem dito que a sua preferência é por um acordo com o PSB e PCdoB, teria deixado claro que gostaria de contar com o apoio do Centrão na campanha

Em um dos momentos do encontro, que se estendeu até por volta da 1h da manhã desta quarta-feira, 20, ACM Neto teria questionado Ciro sobre as divergências de pensamento dele com o grupo, mais de centro-direita. O presidenciável, no entanto, teria dito que estava disposto a construir um programa de governo conjunto, que contemplasse todos os aliados.

“O jantar foi muito proveitoso. As conversas vão continuar”, disse Paulinho da Força, cujo partido tem como pré-candidato a presidente o ex-ministro Aldo Rebelo. O grupo ficou de voltar a se reunir nas próximas semanas, antes do período das convenções partidárias, que vão de 20 de julho e 5 de agosto. 

Comente

Governo tentava passar a responsabilidade de pagamento dos aposentados para o IPERN - 20/06/2018

Deputados derrubam veto do Governo e inativos da UERN serão pagos pela folha

  Na sessão extraordinária, realizada na manhã desta quarta-feira (20), os deputados derrubaram veto governamental à emenda proposta pelo deputado Gustavo Soares (PR) no projeto de Lei 133/2017, que estima a receita e fixa as despesas do Estado para o exercício financeiro de 2018.

A proposta do Governo era de retirar a responsabilidade de pagamento dos aposentados da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) para o Instituto de Previdência do Estado (IPERN), gerando uma insatisfação nos servidores.

A emenda do deputado George Soares, vetada pelo Governo, era para manter os aposentados na própria responsabilidade da folha normal da UERN, como está previsto no Orçamento, uma vez que não havia previsão de recursos no IPERN para cumprir essa obrigação.

Ontem (19) o veto governamental à emenda parlamentar já havia sido derrubado na Casa pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e com sua derrubada, os inativos da UERN permanecem na folha de pagamento normal. Portal noar.

Comente

Copa do Mundo 2018 - 20/06/2018

Neymar participa normalmente de treino e viaja com a Seleção para duelo contra a Costa Rica

 Foto: Luscas Figueiredo – CBF

A situação de Neymar ganhou mais tranquilidade nesta quarta-feira. A CBF informou que o atacante participou do treino com o grupo da Seleção Brasileira sem restrições, no dia seguinte a deixar a atividade mancando e com dores no tornozelo direito. O treino não foi aberto à imprensa.

Em sua conta no Twitter, a CBF publicou três fotos de Neymar fazendo atividades com os companheiros, inclusive com bola. A entidade já havia avisado que essa era a programação do craque para esta quarta. Assim, ele deve viajar com o grupo nesta noite para São Petersburgo, onde o Brasil encara a Costa Rica na próxima sexta-feira.

Neymar sofre com dores no tornozelo direito desde a estreia contra a Suíça, quando recebeu dez das 19 faltas da Seleção no jogo. Desde então, tem feito tratamento. Na terça, deu susto ao deixar o treino no início mancando e com dores no tornozelo após leve contato com a bola. Mas a CBF insistiu que não era preocupação e que o atacante seguiria a programação normal.

É uma situação incomum na carreira do atleta, que quase nunca sofreu com problemas físicos. Esse ano, operou o dedinho do pé direito e ficou três meses fora. A primeira lesão séria foi justamente na Copa de 2014 no Brasil, quando teve a coluna fraturada após uma joelhada nas costas do colombiano Zuñiga.

A Seleção Brasileira embarca para São Petersburgo às 16h30 (de Brasília) e deve chegar por volta de 19h30 na cidade. Treina nesta quinta-feira no estádio da partida e enfrenta a Costa Rica no domingo às 9h.

Lancenet




Comente

Vagas são para diversas áreas de conhecimento. - 20/06/2018

Governo do RN convoca 384 professores efetivos

Por G1 RN

 

 Governo do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (20) a convocação de 384 professores para compor o quadro efetivo da rede estadual de ensino. A convocação é referente ao concurso do edital 001/2015, que já convocou mais de cinco mil candidatos. Confira a lista completa com os nomes dos aprovados clicando aqui.

As vagas são para diversas áreas de conhecimento, tais como pedagogia (anos iniciais e educação especial), física, química, ciências biológicas, sociologia, geografia, filosofia, ciências biológicas, história, artes, língua espanhola, língua inglesa, língua portuguesa e matemática.

Para tomar posse, os candidatos devem apresentar os seguintes exames médicos: atestado de sanidade mental, válido por trinta dias; hemograma; glicemia em jejum; sumário de urina com sedimentoscopia; parasitológico de fezes. Esses documentos têm que ter a validade de 90 dias. As candidatas gestantes devem apresentar laudo de ginecologista atestando estarem isentas dos exames de radiologia.

Os professores devem também portar com validade de 6 meses documentos de eletrocardiograma com parecer de um cardiologista, e o raio x do tórax em PA e perfil com laudo de um radiologista. Os convocados com idade igual ou superior a 45 anos do sexo masculino devem apresentar dosagem PSA; citologia oncótica para candidatos do sexo feminino, com parecer de médico ginecologista; mamografia para o sexo feminino com idade igual ou superior a 45 anos com parecer de médico mastologista.

Devem ser apresentados também, conforme prevê o edital, o diploma de conclusão de curso com habilitação para o cargo, devidamente registrado por órgão competente, e os documentos pessoais: cópia de cédula de identidade, cópia de cadastro de Pessoa Física – CPF, comprovante de residência, cópia do título de eleitor e declaração de quitação eleitoral, cópia da certidão de reservista (sexo masculino), cópia de CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social (página com foto – frente e verso e todos os contratos de trabalho assinado e a seguinte em branco, cópia do PIS ou PASEP, cópia de certidão de nascimento ou casamento, atestado de saúde ocupacional habilitando o candidato para o exercício do cargo expedido por Junta Médica Oficial.

A inspeção médica admissional será feita pela Comissão Permanente de Inspeção Médica Oficial, situada na sede da SEARH/RN, Centro Administrativo do Estado, Lagoa Nova, Natal. O atendimento deve ser agendado através do telefone (84) 3232-1056, no horário de 8h às 12h.

Comente

REQUERIMENTO DE REFORMA DA DEP CRISTIANE DANTAS PARA ESCOLA CARMEM COSTA EM POÇO BRANCO - 20/06/2018

Cristiane Dantas requer benefícios para municípios do Mato Grande

 A deputada estadual Cristiane Dantas (PPL) encaminhou dois requerimentos na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (19), que pleiteiam benefícios para os municípios de Poço Banco e Taipu, na região do Mato Grande. As solicitações são para a área de educação e abastecimento de água.

Para a Secretaria Estadual de Educação, a parlamentar solicitou a reforma da estrutura física, que contemple as instalações elétrica e hidráulica, da Escola Estadual Carmen Costa, localizada em Poço Branco. De acordo com o requerimento, há muitos anos a escola não passa por uma manutenção e tem apresentado diversos problemas estruturais, chegando até a prejudicar o funcionamento regular da unidade.

Já para a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a deputada Cristiane solicitou a perfuração e a instalação de dois poços tubulares, na comunidade de Queimadas, situada na zona Rural do município de Taipu. “Os moradores da comunidade sofrem com a irregularidade do abastecimento de água para necessidades básicas. A instalação dos poços também vai servir para fornecer uma melhor qualidade de água potável para toda comunidade”, ressaltou a deputada.

Comente

OPERADORA É CONDENADA - 20/06/2018

Operadora de telefonia é condenada por cobrança indevida a cliente da cidade de Cruzeta

A empresa Tim sofreu condenação judicial em razão de ter cadastrado indevidamente nos órgãos de proteção ao crédito o nome de um cidadão de Cruzeta, devido a dívida decorrente dos serviços prestados pela companhia telefônica. Todavia, o autor informou que não estabeleceu qualquer contrato com a operadora, sendo totalmente indevida a cobrança da dívida e a inserção de seu nome no SPC e Serasa.

Na fundamentação da sentença, o juiz João Henrique Souza considerou que diante da alegação da inexistência de relação jurídica compete à parte requerida fazer prova da existência do negócio jurídico, conforme disposto no artigo 373 do Código de Processo Civil. E recorreu à jurisprudência consolidada em outros instâncias, a exemplo da trazida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, destacando que quando “o autor/consumidor alega desconhecimento de dívida, cabe ao réu/prestador de serviço o ônus da prova, sob pena de ser declarada inexistente a obrigação”.

E como a empresa demandada não juntou ao processo provas do suposto contrato firmado, o magistrado avaliou aplicável o código de defesa do consumidor, para determinar que constatada “a cobrança indevida com inscrição do nome da parte autora nos cadastros restritivos, impõe-se a procedência do pedido para condenar a parte requerida TIM Celular ao pagamento de indenização por danos morais”. Além disso, ratificou que o fornecedor de serviços tem o “dever de reparação pelos danos causados ao consumidor, vítima da fraude, pois é objetiva a responsabilidade” nesses casos.

Em relação ao SPC e Serasa, o magistrado ressaltou que suas condutas decorreram de cumprimento do “seu dever institucional perante o fornecedor que lhe apresentou o pedido de negativação do crédito” de modo não podem ser responsabilizadas pela conduta indevida da empresa requerida.

Assim na parte final da sentença o pedido do autor considerado procedente em parte, sendo declarada inexistente a dívida, foi determinada a retirada de seu nome dos cadastros de proteção ao crédito e imposta a condenação apenas para empresa TIM por danos morais no valor de R$ 5 mil, com a consequente aplicação de multa em caso descumprimento.

Comente

DPVAT - 20/06/2018

Mutirão DPVAT encerra hoje (20) e supera expectativa no número de atendimentos

O Mutirão de Perícias do Seguro DPVAT iniciado na segunda-feira (18) encerra nesta quarta-feira (20), em Mossoró. Nos dois primeiros dias realizou 718 perícias médicas e para o terceiro dia a estimativa é de que sejam realizadas 200 das 380 que estão aprazadas.

Segundo Ana Joelma Amaral, coordenadora administrativa do Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Mossoró (Cejusc Oeste) o comparecimento da população superou as médias das edições anteriores, se antes houve uma porcentagem de presença entre 50 e 60%, nesta edição a média tende a ultrapassar os 70%.

De acordo com a juíza Daniela Rosado, da 6ª Vara Cível da Comarca de Mossoró, a expectativa é de que nos próximos 90 dias possam fazer as sentenças, encerrando assim os processos.

O resultado desta atividade se deve principalmente ao bom desempenho dos 30 colaboradores envolvidos e dos funcionários dos Correios, que foram responsáveis em fazer a triagem e distribuição das cartas de intimação, respectivamente, para Ana Joelma Amaral, este é fruto de “um trabalho bem cumprido”.

Comente

Procuradoria-Geral da República (PGR) usou depoimentos do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa para embasa - 20/06/2018

Supremo Tribunal Federal absolve Gleisi e Paulo Bernardo de corrupção e lavagem

 Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR)

 Agência Brasil

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (19) pela absolvição da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e de seu marido, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A Segunda Turma da Corte julgou nesta terça-feira a ação penal na qual a senadora foi acusada de receber R$ 1 milhão para sua campanha ao Senado em 2010.

Segundo a acusação, o valor foi desviado no esquema de corrupção na Petrobras e negociado por intermédio de Paulo Bernardo e do empresário Ernesto Kluger Rodrigues, que também é réu. Na denúncia, a Procuradoria-Geral da República (PGR) usou depoimentos do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa para embasar a acusação.

Seguindo voto do relator, Edson Fachin, o colegiado entendeu que há divergências nos depoimentos de Youssef e de Costa e que não há provas suficientes para comprovar que Paulo Bernardo solicitou o dinheiro, muito menos que a senadora teria dado apoio ao ex-diretor para mantê-lo no cargo em troca da suposta propina.

Comente

Procurador-geral de Justiça (PGJ), Eudo Rodrigues Leite, constituiu uma comissão formada por seis promotores de Justiça para apurar a falta do produto - 20/06/2018

MPRN investiga desabastecimento de gás de cozinha no Rio Grande do Norte

  Portaria que constitui a comissão será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 20

 O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) vai investigar o desabastecimento do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido popularmente como o gás de cozinha, em razão de possível redução da produção desse gás pela Petrobrás no Estado. O procurador-geral de Justiça (PGJ), Eudo Rodrigues Leite, constituiu uma comissão formada por seis promotores de Justiça para apurar a falta do produto. A portaria que constitui a comissão será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 20.

A medida foi tomada após a instituição tomar conhecimento da situação, ao ser procurada pelo presidente do Sindicato Patronal dos Revendedores de GLP do Estado (Singás-RN), Francisco Alessandro Correia dos Santos. A informação repassada ao PGJ é de que 95% dos pontos de revendas começarão a ficar sem o produto a partir desta terça-feira, 19, porque a Petrobrás teria reduzido a produção. Ainda de acordo com o Singás, muitos revendedores não estão conseguindo cumprir contratos com órgãos públicos, como escolas e hospitais, e os maiores atingidos são as pessoas mais carentes, que utilizam os chamados “botijões” de gás de cozinha.

A comissão que vai investigar esse desabastecimento será formada pela procuradora-geral de Justiça adjunta (PGJA), Elaine Cardoso, e pelos promotores de Justiça Carlos Henrique Rodrigues da Silva, Leonardo Cartaxo, Marcus Aurélio de Freitas Barros, Maria Danielle Simões e Sérgio Luiz de Sena. Agora RN.

Comente

Novo confronto entre policiais e bandidos termina com mais um suspeito morto - 20/06/2018

Confronto entre facção e Polícia Militar tem um morto na comunidade Beira Rio

 A guerra entre facções criminosas segue aterrorizando os moradores da comunidade Beira Rio após um novo confronto armado na noite dessa terça-feira (19). Segundo informações da Polícia Militar (PM), a troca de tiros iniciou-se às 23h, quando uma viatura do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) que fazia o patrulhamento da área foi alvejada pelos bandidos.

 WhatsApp Image 2018-06-20 at 06.42.14

 O confronto foi intenso e os motoristas que trafegavam pela Ponte de Igapó, que dá acesso à zona Norte da Natal voltaram pela contramão após escutar a troca de tiros. O trânsito ficou congestionado e moradores buscavam abrigo para se protegerem dos tiros.

Segundo a PM, 15 homens estavam envolvidos no confronto entre facções e um deles foi atingido durante o tiroteio. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Santa Cantarina, mas já chegou ao local sem vida.

Ele não portava documentos e não foi identificado. Os outros envolvidos na troca de tiros conseguiram fugir. Com o falecido estavam um revólver calibre 38 e cinco munições, sendo duas deflagradas, além de roupas, material de higiene pessoal e um par de tênis em uma mochila.

 ZONA QUENTE

Diversos confrontos foram registrados na região nos últimos dias entre o Primeiro Comando da Capital (PCC/RN) e o Sindicato do Crime Potiguar, que desejam o controle da área. E na última sexta-feira (15), um confronto entre estas facções na comunidade Beira Rio vitimou uma adolescente de 14 anos. O crime gerou revolta na comunidade, que realizou um protesto bloqueando o trafego na Ponte de Igapó.

Comente

Cerca de 145 mil habitantes do município serão beneficiados com o novo equipamento - 20/06/2018

Governador entrega nova sede do 1º Distrito de Polícia de Parnamirim

 O governador Robinson Faria inaugurou a nova sede da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Parnamirim, que passa a funcionar em um prédio localizado na rua Capitão Martinho Machado, no Centro da cidade. Cerca de 145 mil habitantes do município serão beneficiados com o novo equipamento de segurança.

“A Delegacia é o primeiro lugar a acolher todos. É o primeiro ‘pronto-socorro’ quando nos vemos agredidos. E hoje é um dia especial; um dia importante, porque estamos entregando uma nova delegacia na cidade que mais cresce do RN”, afirmou o governador Robinson Faria.

O investimento é de quase R$ 50 mil por ano com o aluguel do local, recursos oriundos do tesouro estadual. O prédio conta com uma infraestrutura de nove salas climatizadas e mobiliadas, sendo dois gabinetes para delegados, recepção, dois cartórios, sala de investigação e sala para os policiais que atuam no setor de inteligência da unidade.

A mudança de lugar ocorreu devido à deficiência física do antigo prédio que abrigava a sede. O equipamento agora traz conforto e qualidade para os serviços da polícia.

A delegada geral da polícia civil, Adriana Caldas, afirmou que o 1º distrito de polícia hoje está instalado numa casa que atende às condições da atividade policial. Nas palavras da secretária estadual de Segurança, Sheila Freitas, “aqui todos que precisarem encontrarão apoio, abrigo e um ombro amigo. O Governo do Estado tem olhado a segurança pública com outros olhos. A situação é delicada, mas a segurança está avançando”, destacou.

O evento contou com a participação de policiais, secretários municipais e estaduais e do prefeito Rosano Taveira, que agradeceu ao governador em nome da população parnamirinense. “Estou aqui só realmente para agradecer por mais este empreendimento em nosso município. A população de Parnamirim agradece”. Portal Noar.

Comente

Eleições 2018 - 20/06/2018

Porte de arma: O que 12 pré-candidatos à Presidência já disseram sobre uso de armas de fogo pela população

Bolsonaro, Ciro, Marina e Alckmin têm opiniões distintas a respeito do porte de armas.

 Reuters e Getty Images Bolsonaro, Ciro, Marina e Alckmin têm opiniões distintas a respeito do porte de armas

 Com 62.517 homicídios registrados em 2016, o Brasil atingiu, pela primeira vez na História, a taxa de 30 mortes violentas para cada 100 mil habitantes. Foi o que apontou o Atlas da Violência 2018, divulgado no início deste mês com base em dados do Ministério da Saúde.

Do total de assassinatos, 71,1% foram cometidos com armas de fogo. Os números são alarmantes, mas os pesquisadores afirmam que o cenário poderia ser ainda mais trágico se não houvesse restrição para a posse e porte de armas no País.

"Uma verdadeira corrida armamentista que vinha acontecendo desde meados dos anos 1980 só foi interrompida em 2003, quando foi sancionado o Estatuto do Desarmamento", diz o texto do atlas. "Naturalmente, outros fatores têm que ser atacados para garantir um País com menos violência, porém, o controle da arma de fogo é central."

Embora a defesa do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/03) seja quase uma unanimidade entre especialistas em segurança pública, a lei é criticada com frequência e propostas de flexibilização têm ganhado espaço no âmbito das eleições de 2018.

O movimento é puxado, em grande parte, pelas declarações do pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), líder nas pesquisas de intenção de voto nos cenários sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conforme o último levantamento do Datafolha.

Ex-militar, o deputado federal pelo Rio de Janeiro costuma dizer que é preciso "armar o cidadão de bem". Hoje, para conseguir a posse, é preciso declarar a efetiva necessidade da arma, e o pedido é analisado pela Polícia Federal.

Preocupados com o desempenho de Bolsonaro, outros candidatos têm defendido mudanças na legislação.

Antes entusiasta do Estatuto do Desarmamento, o ex-governador de São Paulo e pré-candidato ao Planalto pelo PSDB, Geraldo Alckmin, por exemplo, mudou de opinião recentemente e afirmou que, em áreas rurais, o porte de armas deve ser "facilitado". A declaração foi dada em 17 de maio, um dia depois de Bolsonaro dizer que daria um fuzil a cada produtor agrícola do Brasil. O combate à violência no campo é, hoje, uma das principais reivindicações do setor.

Para Ilona Szabó, diretora do Instituto Igarapé, é importante que o debate sobre segurança pública ganhe destaque nas eleições, "mas não há solução mágica, nem salvador da pátria". Segundo ela, a população precisa "ficar atenta aos fatos e deixar de lado os mitos".

"A ideia de que armar civis torna as sociedades mais seguras é um mito. Estudo do Ipea feito em São Paulo mostra que o aumento de 1% [na quantidade] de armas de fogo eleva em até 2% a taxa de homicídios", disse Szabó ao HuffPost Brasil.

"A evidência de países como os Estados Unidos reforça o achado: os estados americanos que têm leis de armas mais permissivas registraram aumentos acentuados em homicídios, roubos, assaltos domiciliares e acidentes envolvendo crianças", completa Szabó.

No Congresso Nacional, iniciativas para afrouxar o Estatuto do Desarmamento tramitam há anos. O PL 3722/2012 é um deles: de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), o projeto voltou a ser discutido no início deste ano, em meio à intervenção federal no Rio de Janeiro. Uma das sugestões do texto, que tem o apoio da "bancada da bala", é acabar com a obrigatoriedade de justificar à PF a necessidade da posse de arma.

Saiba o que 12 pré-candidatos ao Planalto já disseram sobre o porte de arma:

Comente

Pis/Pasep - 20/06/2018

PIS/Pasep: Retiradas batem recorde em 1º dia de saques

InfoMoney (Shutterstock)

 As retiradas das cotas do PIS/Pasep bateram recorde no primeiro dia de saques para trabalhadores com mais de 57 anos, segundo a Agência Brasil. Dados do Ministério do Planejamento apontam que 144.409 cotistas sacaram R$ 196,2 milhões na segunda-feira (18).

Desse total, R$ 162,6 milhões foram sacados de 119,6 mil cotas na Caixa Econômica Federal, que administra o PIS, destinado a trabalhadores da iniciativa privada. No Banco do Brasil, responsável pelo Pasep, de servidores públicos e trabalhadores de estatais, as retiradas somaram R$ 33,6 milhões em 24.809 cotas.

Entre 14 e 28 de setembro, a autorização será ampliada para todas as idades, diferentemente do que ocorria até então, quando o saque total só podia ser feito quando o trabalhador completasse 70 anos, se aposentasse, tivesse doença grave ou invalidez ou fosse herdeiro de titular da conta.

Pelas contas do governo, 28,7 milhões de pessoas serão beneficiadas. Em cifras, são R$ 34,3 bilhões disponíveis para saque no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal, isto porque 3,6 milhões de pessoas já resgataram R$ 5 bilhões em recursos dos dois programas.

PIS 

A Caixa Econômica Federal criou uma página com o objetivo de auxiliar o usuário. Neste endereço você poderá ver se pode sacar, o valor a receber, datas, entre outras informações. Ao entrar no site, há o menu e do lado direito um botão laranja "Consulte seu saldo".

Mas pPCartão do Cidadão, ?nas anotações gerais da sua Carteira de Trabalho antiga, na página de identificação da nova Carteira de Trabalho, ou no extrato do seu FGTS impresso. Além disso, é preciso cadastrar uma senha que pede o NIS. 

Se você tem o Cartão Cidadão:a) Acesse aquib) Digite seu NIS.c) Clique no botão "Cadastrar Senha".d) Clique no botão "Aceito".e) Informe a Senha Cidadão e a Senha Internet que quer cadastrar.

Se você não tem a Senha Cidadão:a) Acesse aquib) Digite seu NIS.c) Clique no botão "Cadastrar Senha".d) Clique no botão "Aceito".e) Preencha os dados e clique em "Confirmar".f) Cadastre a senha desejada e clique em "Confirmar".

Pasep

O Banco do Brasilcriou uma página para consultas com o objetivo de auxiliar o usuário. Neste endereço você poderá ver se pode sacar, o valor a receber, datas, entre outras informações. Para consultar o saldo, logo na página inicial, do lado direito, clique no botão amarelo.

Publicidade

É preciso informar data de nascimento, CPF e número de inscrição do Pasep, disponível na carteira de trabalho. É possível, ainda, fazer a consulta em caixas eletrônicos, informando o CPF ou o número do Pasep. 

Comente

É TEMPO DE MUDANÇA - 19/06/2018

Poço Branco: Prefeitura Faz Mutirão de limpeza das Ruas da Cidade

 

 

 Prefeitura Municipal de Poço Branco/RN Vem trabalhando incansavelmente com as Maquinas e Homens nas Ruas e Avenidas da Cidade para Manter Limpa toda a Cidade mesmo em momentos de Crise mais o Prefeito Waldemar de Góis vem fazendo todo esforço pra manter a Casa em Ordem como Pagamento de Funcionários em Dia Cidade Limpa, Saúde e Educação e Fazendo Calçamentos nas Ruas e Avenidas que já Fazia  mais de 12 Anos quer Gestores Passados prometia e não Fazia e o Gestor Waldemar de Góis vem Mostrando a Mudança pra Melhor, de Toda a População. Gestão 2017 a 2020 uma Gestão voltada para todos.

 

 

 

Comente

Prisão foi executada pela Polícia Rodoviária Federal, na BR-304 - 19/06/2018

Homem é preso em Mossoró com 25 cheques clonados

 A Polícia Rodoviária Federal prendeu no final da tarde desta segunda-feira (18), na BR-304 em Mossoró, um homem de 22 anos, condutor de um Siena com placa de Fortaleza/CE. Aparentando nervosismo, o motorista informou que estava vindo da capital cearense para a cidade de Angicos/RN. O estado emocional do suspeito chamou a atenção da equipe, que procedeu a uma busca mais detalhada no veículo. No decorrer da fiscalização, os policiais encontraram um total de 25 cheques devidamente preenchidos, cujos valores resultaram em um montante de R$ 83.820,15.

Indagado sobre a procedência dos cheques, o jovem afirmou a princípio que pertenciam ao seu pai e este teria solicitado que ele realizasse o depósito. Porém, após diligências e informações encontradas no aparelho celular do suspeito, onde foram encontradas mensagens de texto sobre a prática de crime de estelionato, este confessou que realizava os depósitos para uma quadrilha de Fortaleza e que receberia uma quantia pelo serviço.

De posse dos cheques, os policiais fizeram contato telefônico com alguns emitentes, que afirmaram terem emitidos cheques em valores muito abaixo dos informados. Diante dos fortes indícios de cometimento dos crimes de estelionato e adulteração, o homem foi detido e conduzido à Delegacia de Plantão de Mossoró, onde também compareceram duas vítimas localizadas pela PRF, que inclusive apresentaram cheque original que havia sido “clonado” pela quadrilha. O suspeito ficou à disposição da autoridade policial.

Como funcionava o golpe:

1) O titular do cheque (geralmente um comerciante ou empresário) emitia um cheque pré-datado em favor de algum fornecedor da cidade de Fortaleza, em pagamento por algum produto ou serviço;

2) O fornecedor utilizava o cheque como pagamento a terceiros (prática muito comum) ou garantia de empréstimo com agiotas, gerando uma circulação do cheque como moeda;

3) Em algum momento dessa circulação, a quadrilha tomava posse do cheque e copiava os dados nele contidos;

4) De posse desses dados, a quadrilha adulterava cheques com os mesmos dados, mudando apenas o valor e a data de pagamento;

5) A quadrilha então depositava os cheques em contas de laranjas, antes que os cheques originais fossem descontados. Para não despertar suspeitas, membros da quadrilha viajavam para realizar os depósitos diretamente nas agências dos titulares. Portal Noar.

Comente

Operação ocorrem em cinco municípios, com cinco suspeitos presos até o momento - 19/06/2018

Polícia Federal deflagra operação de combate a pornografia infantil

 A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18) a Operação Innocence, que visa reprimir crimes relacionados à pornografia infantil por meio da internet.

O inquérito policial, que resultou nessa operação, teve início no ano passado e 60 policiais federais estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal nas cidades de Natal, Parnamirim, Mossoró, Acari e Apodi.

Os investigados são suspeitos de compartilhar arquivos envolvendo pornografia infanto-juvenil em redes sociais, armazenar e transmitir imagens com conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes.

Até o presente momento, cinco suspeitos já foram presos em flagrante delito por terem sido encontrados arquivos contendo pornografia infantil em seus computadores no momento das buscas. Outras prisões podem ocorrer ao longo do dia.

Os detidos responderão por crimes de produção, reprodução, registro, oferta, troca, publicação e transmissão de imagens e vídeos pornográficos envolvendo crianças e adolescentes. A pena para esses crimes varia de 3 a 8 anos de prisão.

A Corregedoria da Secretaria da Justiça e da Cidadania do RN acompanhou uma das buscas em face de possível envolvimento de servidor do sistema penitenciário nos fatos investigados. Portal Noar.

Comente

Identificação foi possível depois de exame de DNA quase dois meses após corpo ser encontrado - 19/06/2018

Corpo da menina Iasmin é sepultado na Redinha

 O corpo encontrado no último dia 24 de abril é mesmo de Iasmin Lorena de Araújo, assassinada aos 12 anos. Após o resultado do exame de DNA que levou 56 dias para sair, a família pôde, enfim, sepultar a menina na manhã desta terça-feira, 19, no Cemitério da Redinha, zona norte de Natal.

O enterro de Iasmin Lorena aconteceu pouco depois das 11 horas, e minutos após o corpo sair da sede do Instituto Técnico-Científico de Polícia, o Itep, na Ribeira, zona oeste. O trabalho de identificação foi feito pelo órgão em parceria com um laboratório do Ceará.

 

A menina foi vista com vida pela última vez no último dia 28 de março. Ela havia saído de casa, na Rua José Acácio de Macedo, na Redinha, para entregar um dinheiro a uma vizinha a pedido da mãe. A mulher que receberia a quantia mora em uma rua próxima, e disse que Iasmin sequer chegou ao destino.

Quase um mês depois, cães farejadores do Batalhão de Choque da Polícia Militar encontraram o corpo da menina enterrado dentro uma casa inacabada no meio do percurso que a criança deveria seguir.

No dia 26 de abril, dois dias após a descoberta do corpo, o pedreiro Marcondes Gomes da Silva, de 45 anos, que trabalhava na casa onde Iasmin estava enterrada, foi preso. Ele confessou que estrangulou a menina após ela se recusar a ter relação sexual com ele. O assassino era amigo e vizinho da família. Portal Noar.

Comente