Celular do Presidente - 17/10/2017

Câmara divulga número do celular particular de Temer na internet

Temer 5: O presidente Michel Temer (PMDB), que teve o número de seu celular divulgado no site da Câmara

© Divulgação O presidente Michel Temer (PMDB), que teve o número de seu celular divulgado no site da Câmara

A Câmara dos Deputados divulgou nesta segunda-feira, 16, o número do telefone celular particular do presidente da República, Michel Temer (PMDB). Essa informação estava registrada no aparelho Iphone do ex-ministro da Secretaria de Governo da Presidência Geddel Vieira Lima, apreendido pela Polícia Federal durante a Operação Lava Jato. O ex-ministro está preso preventivamente no Presídio da Papuda, em Brasília, em razão das suspeitas de que manteve R$ 51 milhões num “bunker” em Salvador, também apreendidos pela PF.

O conteúdo faz parte do material com centenas de documentos e vídeos de delatores da Lava Jato e foi enviado à Câmara, que vai analisar a segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Temer. Ele é acusado por organização criminosa e obstrução da Justiça. Todo o material está disponível no site da Casa.

A reportagem do jornal O Globo foi a primeira a ligar para esse número e confirmou ser mesmo do próprio presidente. “Estou falando com presidente, não estou?”, perguntou o repórter. “Está, perfeitamente”, disse Temer.

Ainda ao repórter, o presidente minimizou a publicação de seu número pessoal no site da Câmara. “Se você ligar para qualquer ex-ministro, ou qualquer deputado, vai encontrar esse número”, afirmou. “Aliás, umas das críticas que recebo é que eu atendo o meu celular.”

A conversa entre os dois não parou por aí. Temer ainda respondeu perguntas sobre os registros de e-mails enviados por Geddel ao presidente por meio do Iphone apreendido pela PF. O bate-papo só acabou depois que o repórter questionou Temer a respeito da carta que ele enviou aos deputados federais na qual criticava a segunda denúncia da PGR contra ele.

VEJA ligou duas vezes para o número de Temer, mas o telefone estava desligado.

Comente

Votação Aberta - 17/10/2017

Alexandre de Moraes determina votação aberta sobre Aécio no Senado

Aécio Neves: O senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, concedeu uma liminar nesta manhã de terça-feira, 17, pelo voto aberto sobre as medidas cautelares impostas pela Primeira Turma do STF ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), presidente licenciado do PSDB nacional. A votação no Senado está prevista para ocorrer nesta terça-feira, 17, mas há possibilidade de adiamento. Pelo menos 11 senadores devem se ausentar da votação desta terça, o que dificulta um resultado favorável ao parlamentar mineiro. O recurso foi impetrado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). 

O ministro foi sorteado na segunda-feira, 16, para ser o relator do mandado de segurança de Randolfe. Ao recorrer ao STF, Randolfe menciona reportagem do Estado, publicada na semana passada, que mostra a articulação de senadores para que seja secreta a votação sobre o afastamento de Aécio das funções parlamentares. Para Randolfe, os desdobramentos do caso Aécio “parecem estar longe de apontar para uma solução nos trilhos do combalido Estado Democrático de Direito pátrio”.

"Decreto a NÃO RECEPÇÃO do artigo 291, I, “c”, da Resolução do Senado Federal 93, de 1970, e, LIMINARMENTE, determino ao Presidente do Senado Federal a integral aplicação do § 2º, do artigo 53 da Constituição da República Federativa do Brasil, com a realização de votação aberta, ostensiva e nominal em relação as medidas cautelares aplicadas pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal ao Senador da República Aécio Neves", escreveu o ministro na liminar.

Aécio está afastado das funções parlamentares desde 26 de setembro, quando também passou a ser obrigado a se recolher em seu domicílio no período noturno. O senador precisa de 41 votos dos 81 senadores para derrubar a decisão da Corte e retomar o mandato. Para atingir esse número, aliados de Aécio consideram que seriam necessários pelo menos 70 senadores no plenário, número que não deve ser alcançado nesta terça-feira.

Para a votação, além de ao menos 11 ausentes, também não podem ser contabilizados o próprio Aécio, que está impedido de participar de qualquer atividade parlamentar, e o presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), que só registra voto em caso de empate. Isso reduz para 68 o número de senadores que poderiam votar.

Comente

Prefeito Waldemar de Góis através de Requerimento ao DER consegui Operação tapa Buraco na RN 051 - 16/10/2017

Poço Branco: 051 RN quer Liga a Cidade a BR 406 começou Operação tapa Buraco

Operação Tapa Buraco na RN 051

Poço Branco/RN Prefeito Waldemar de Góis junto com os Vereadores consegue Operação Tapa Buraco na RN 051 quer liga a Cidade de Poço Branco a BR 406, mais uma conquista do Gestor e dos Vereadores uma União em pro da População de nossa Cidade melhorando o acesso a Poço Branco/RN, já quer nessa semana inicia a Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus tem inicio Dia 19 e vai ate Domingo dia 29 deste Mês.

Operação Tapa Buraco na RN 051 que Liga Poço Branco a BR 406

Comente

Bandidos tentaram roubar a motocicleta do policia que reagiu e matou um dos criminosos - 16/10/2017

Policial reage a assalto é ferido e mata bandido em Macaíba

Um policial militar foi baleado e um bandido morto na noite deste domingo (15) durante uma tentativa de assalto em Macaíba, região metropolitana de Natal. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o policial reformado estava em uma motocicleta, quando três homens se aproximaram em um carro e anunciaram, o assalto.

Eles exigiram que o PM descesse da moto, mas ele reagiu e houve troca de tiros. O policial foi atingido no braço, perna e de raspão no queixo. Ele foi socorrido para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal, e passa bem. Já o assaltante atingido no tiroteio foi socorrido à UPA de Macaíba, mas não resistiu aos ferimentos. O Instituto Técnico-científico de Polícia não foi identificou o acusado. Portal noar.

Comente

"Delaninho Diógenes" líder de bando do PCC no ceará é morto durante troca de tiros em Russas-CE - 16/10/2017

Chefe de quadrilha rouba ambulância e morre durante confronto com a PMRN

José Delano Diógenes, o “Delaninho Diógenes” foi preso em mossoró no ano de 2014 em shopping

Os moradores de Baraúnas, região Oeste do estado, testemunharam uma ação digna de filme de faoroeste nesta segunda-feira (16), quando um grupo de criminosos que vem atuando no Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará roubou uma ambulância após colidir durante tentativa de fuga da polícia.

Segundo a Polícia Militar (PM), o bando, que vêm realizando diversos assaltos a bancos e estabelecimentos comerciais, roubaram um carro em Mossoró e, após assalto, empreenderam fuga atravessando os municípios, mas chegando a Baraúna perderam controle do carro e colidiram em um poste no centro da cidade.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgente (SAMU/RN) foi acionado e chegando ao local para atender os feridos foi recebida com os cinco homens armados que roubaram a ambulância.

Após o novo roubo, o grupo fugiu em direção ao estado do Ceará, que é divisa com a cidade Potiguar. Houve nova perseguição e nova troca de tiros, que culminou com um ferido, que seria apontado como o líder do bando.

José Delano Diógenes, o “Delaninho Diógenes” foi gravemente ferido durante o confronto e não resistiu, segundo a Polícia Militar do RN. O resto do bando fugiu, mas as diligências continuam com o apoio da Polícia Militar do Ceará. O acusado estava de posse de um fuzil 556.

Fuzil 556

Portal noar.

Comente

de Aliado para Neutro - 16/10/2017

De olho em 2018, Maia muda de aliado de Temer para um político “neutro”

Rodrigo Maia no dia 5, em Brasília.

© REUTERS Rodrigo Maia no dia 5, em Brasília.

Nos últimos dois meses o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), passou por uma transformação. De ferrenho parlamentar defensor do Governo Michel Temer (PMDB-RJ), ele se tenta se transformar em um deputado neutro. Alçado ao principal posto de sua carreira com o apoio intenso da gestão peemedebista, Maia tem demonstrado irritação com seus antigos apoiadores, principalmente com os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, este que é padrasto da mulher dele. Após uma série de rusgas, o objetivo do deputado é passar a imagem de que é capaz de confrontar o Executivo quando necessário, de que não articula a favor de um presidente que responde a duas denúncias criminais e, principalmente, de que quer votar todas as medidas econômicas que ajudem o país a deixar de vez a crise.

Essa mudança de perfil tem como pano de fundo a eleição de 2018. Com o cenário eleitoral embaçado, sem a certeza de quem terá capacidade jurídica de se candidatar do lado do PT, com a falta de consenso entre o PSDB, a ausência de um nome forte do PMDB, Maia surge como uma alternativa. Já foi procurado por profissionais do mercado financeiro que lhe pediram para que pensasse em apresentar seu nome em uma chapa presidencial. Seja como presidente ou vice. Quando questionado sobre o assunto, no entanto, sua resposta imediata é a de que será candidato a duas reeleições. Primeiro a deputado por seu Estado e, caso tenha sucesso, concorrerá novamente à Presidência da Câmara. O que estiver fora desse contexto, diz ele, são rumores.

Candidaturas de neófitos em alguns cargos costumam ser testadas exatamente dessa maneira. Primeiro, alguém lança um balão de ensaio, como foi feito agora com Maia. Espera a reação de diversas áreas, econômica, política, social. E só depois oficializa-se ou não a candidatura.

Dentro do Democratas, o nome de Maia é visto como uma alternativa para sair da sombra do PSDB, na qual entrou nos anos do Governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e de onde até hoje não saiu. O deputado ainda não é o primeiro da fila. O objetivo inicial é tentar convencer o prefeito paulistano João Doria (PSDB) a mudar para o DEM e ser o cabeça de chapa. Como essa ainda é uma hipótese remota, a alternativa Maia não foi descartada.

Um aliado do deputado, que rompeu recentemente com Temer e tem acompanhado as movimentações de bastidores, diz que o presidente da Câmara não é o tipo de pessoa que fecha portas. “O Rodrigo deixa todas as portas encostadas. Sabe-se lá quando vai precisar abrir uma delas novamente”, falou em tom de brincadeira.

Comente

lava jato - 16/10/2017

PF faz buscas em gabinete de irmão de Geddel na Câmara

alx_img_0329-2_original.jpeg: O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA)

© Divulgação O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA)

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta segunda-feira, um mandado de busca e apreensão no gabinete do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), na Câmara dos Deputados. Lúcio é irmão do ex-deputado e ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) e é investigado de ter ligação com os 51 milhões de reais encontrados em um apartamento ligado aos irmãos em Salvador (BA).

As buscas no gabinete foram pedidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizadas pelo relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin. O caso tramitava na primeira instância, como Geddel não tem mandato, mas foi enviado ao STF pelo juiz federal Vallisney de Souza Oliveira após a inclusão de Lúcio Vieira Lima, que tem foro privilegiado, entre os suspeitos.

No último dia 5 de setembro, a Polícia Federal chegou ao imóvel após denúncias anônimas, na operação batizada de Tesouro Perdido. Foi a maior apreensão em dinheiro vivo da história do Brasil, com notas encontradas em malas e caixas deixadas no apartamento. Reportagem de VEJA contou que os investigadores suspeitam que o valor pudesse não ser apenas dos políticos baianos, mas sim uma espécie de “banco informal” do PMDB.

No depoimento prestado à PF, o dono do apartamento situado em Salvador onde foram encontrados os 51 milhões de reais, Silvio Antônio Cabral da Silveira, disse que foi Lúcio quem pediu o imóvel emprestado e que o fez em nome da amizade com o parlamentar, embora não conhecesse Geddel. Além disso, no local, foi encontrada uma fatura em nome de Marinalva Teixeira de Jesus, apontada como empregada doméstica do congressista.

Três dias depois, em despacho, o juiz Vallisney Oliveira afirmou que a possibilidade de que os valores sejam recursos lícitos de Geddel Vieira Lima seria apenas uma “hipótese remota”. As evidências encontradas no imóvel ligando o dinheiro ao ex-ministro, que comandava a articulação política do governo Temer, justificaram que ele fosse preso em regime fechado novamente, após um período em regime domiciliar.

(Com Estadão Conteúdo)

Comente

Josefa Benuza de Oliveira, de 47 anos encontrada morta com sinais de violencia - 15/10/2017

Mulher é encontrada morta em estrada carroçável na zona rural de Marcelino Vieira/RN

Imagem

Uma mulher foi encontrada morta com sinais de violência em uma estrada carroçável, na zona rural de Marcelino Vieira, região do alto oeste do Estado.

O corpo da vítima foi localizado na manhã de sábado (14), por volta das 06h, na localidade denominada Córrego do doido, no Sítio Coito, cerca de 300 metros da RN 079.

De acordo com a polícia, a vítima foi identificada como sendo Josefa Benuza de Oliveira, de 47 anos, conhecida como Núbia, que residia no Centro de Marcelino Vieira-RN.

No local foi encontrada próxima a vítima uma pedra grande provavelmente usada para esmagamento do crânio e ainda pedaços de madeira. O corpo da vítima se encontrava seminu.

A PM ao tomar conhecimento do fato solicitou apoio a Companhia de Alexandria e Destacamento de Pilões-RN, foram ao local e fizeram isolamento até a chegada de uma equipe do ITEP-RN. Fonte O Câmera.

Comente

Marcelo Menezes da Silva de 31 anos é a 188ª Morte violenta em Mossoró em 2017; Ele foi alvejado com disparos de escopeta e morreu a poucos metros de casa - 15/10/2017

Popular é morto a tiros na madrugada de hoje no Belo Horizonte

Imagem

Marcelo Menezes da Silva é a 188ª Morte violenta em Mossoró em 2017

Mais uma morte violenta provocada por disparos de arma de fogo foi registrada na madrugada de hoje, 15 de outubro, em Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte. Marcelo Menezes da Silva de 31 anos de idade foi morto a poucos metros de sua residência, na Rua Marinho Dantas no bairro belo Horizonte.

Populares acionaram a Central de Operações da Policia Militar por volta de 2h30min, com a informação dos disparos. Quando a Viatura da área chegou ao local, já encontrou Marcelo sem vida, numa calçada nos fundos da Igreja Católica do bairro.

Segundo informações de familiares e amigos que o conheciam, Marcelo Menezes não tinha passagem por delegacias e nem envolvimento com outros ilícitos, era apenas usuária de drogas.

Segundo o perito criminal Jader Viana, a vitima foi atingido com disparos de uma arma compatível com escopeta. No local foi encontrada apenas a bucha de um cartucho, mas segundo o perito, foi possível identificar ferimentos na mão, nas costas e um disparo na cabeça com exposição de massa encefálica.

Depois dos procedimentos de pericia no local, o corpo de Marcelo Menezes da Silva foi removido e será necropsiado na sede da Unidade Regional do Itep em Mossoró. Fonte O Câmera.

Comente

Artilheiro da equipe na Série B, Dalberto sai do banco de reservas para fazer o gol da vitória do Alvinegro na Arena das Dunas. Time não vencia um jogo desde - 15/10/2017

Com gol no final, ABC ganha do Boa Esporte e encerra jejum de 11 partidas sem vencer

o jogo

O fim de um longo jejum. O ABC venceu o Boa Esporte por 1 a 0 neste sábado na Arena das Dunas com um gol de Dalberto nos minutos finais da partida e encerrou a seca de vitórias que já durava 11 jogos. O time não vencia uma partida desde o dia 25 de julho, quando bateu o Brasil de Pelotas pela 17ª rodada da Série B. O resultado leva o ABC aos 21 pontos na tabela, mas mantém a equipe na lanterna do certame. A diferença para o 16º colocado, o Guarani, primeiro time fora do Z-4, diminuiu: são 13 pontos agora. Em situação quase irreversível na tabela, o time ainda sonha com um milagre e uma recuperação histórica para evitar a queda. 

Pelo lado do Boa Esporte, a derrota deixa o alerta ligado no time do técnico Nedo Xavier. Essa foi a terceira derrota consecutiva da equipe da Série B, que só venceu um jogo nos últimos oito disputados. Na 12ª posição, o time termina a rodada a apenas três pontos do Z-4.

PRIMEIRO TEMPO

O primeiro tempo foi morno e de baixo nível técnico. As duas equipes pouco conseguiam criar alguma oportunidade. Até os 20 minutos de jogo, os goleiros praticamente apenas assistiam ao duelo. A única chance clara de gol saiu de uma jogada individual do atacante Wesley, que deu um drible da vaca pra cima de Tonhão e chutou cruzado para uma difícil defesa de Edson.

Comente

"mártires de Cunhaú e Uruaçú" - 15/10/2017

Do massacre à canonização: Papa Francisco decreta santidade de 30 mortos por holandeses no Brasil há 372 anos

Massacre em capela religiosa de Cunhaú, no Rio Grande do Norte: Os mortos identificados serão declarados santos neste domingo: Quadro mostra massacre em Cunhaú, no Rio Grande do Norte. Os mortos identificados serão declarados santos neste domingo | Imagem pintada por Padre Eladio

© BBC Quadro mostra massacre em Cunhaú, no Rio Grande do Norte. Os mortos identificados serão declarados santos neste domingo | Imagem pintada por Padre Eladio

Uma missa de domingo em uma capela, uma celebração em campo aberto às margens de um rio e 150 pessoas brutalmente assassinadas. Dois massacres registrados no Rio Grande do Norte e apontados como símbolos da intolerância religiosa de holandeses que dominavam o Nordeste brasileiro em 1645 renderão ao país, 372 anos depois, 30 novos santos - "os primeiros santos mártires do Brasil".

Os chamados "mártires de Cunhaú e Uruaçú" - nomes de duas localidades da época que hoje correspondem aos muncípios potiguares de Canguaretama e São Gonçalo do Amarante - foram beatificados no ano 2000 pelo Papa João Paulo II e serão canonizados neste domingo pelo Papa Francisco.

Os 30 novos santos são os únicos mortos identificados em dois massacres que deixaram um saldo de aproximadamente 150 vítimas. Por esse motivo, somente eles serão reconhecidos na cerimônia.

O caso é considerado emblemático, entre outros motivos, porque os massacrados teriam "dado a vida, derramado o sangue, na vivência de sua fé", segundo a Igreja.

Em Cunhaú, 70 teriam sido assassinados em 16 de julho de 1645. O episódio é apontado como retaliação holandesa aos que seguiam a fé católica e se recusavam a migrar para o movimento religioso protestante que difundiam, o calvinismo.

O livro "Beato Mateus Moreira e seus companheiros mártires", escrito pelo Monsenhor Francisco de Assis Pereira a partir de pesquisas históricas e dados que embasaram a beatificação, afirma que os holandeses contaram com a ajuda de indígenas para invadir uma capela da região, fechar as portas e matar quem estivesse dentro, em uma manhã de domingo.

Quase três meses depois desse episódio, em 3 de outubro, outras 80 pessoas também viraram alvos em outro cenário: às margens do rio Uruaçú, foram despidas e assassinadas por não terem se convertido ao protestantismo.

Nem crianças foram poupadas do ataque. Uma delas, com dois meses de vida, foi uma das vítimas, junto com uma irmã e o pai.

Também parte desse segundo grupo, o camponês Mateus Moreira acabou virando símbolo do martírio porque, no momento de sua morte, teria bradado: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento". A louvação seria uma prova incontestável de sua fé, na visão católica. Ele foi morto ao ter o coração arrancado pelas costas.

A presença da igreja católica no Nordeste já era considerada "marcante" nessa época, como descreve o Monsenhor Pereira, postulador da causa da beatificação dos mártires, no livro. "Havia padres seculares (padres pertencentes a dioceses), numerosos conventos de franciscanos, carmelitas, jesuítas e beneditinos. Eram mais de 40 mil católicos", escreve ele.

Os holandeses aportaram na região em 1630. Eles chegaram nesse período a Pernambuco e assumiram o comando político e militar da área - estendendo o domínio posteriormente a outras capitanias, inclusive à do Rio Grande, como era chamado o Rio Grande do Norte.

Os colonizadores teriam perseguido e assassinado adeptos da religião católica que não aceitaram virar calvinistas. Na mesma época em que, por meio da Inquisição, a Igreja Católica ainda perseguia, julgava e punia acusados de heresia.

Comente

senado ameaça nao cumprir - 15/10/2017

Senado ameaça não cumprir decisão da Justiça sobre Aécio

Senado ameaça não cumprir decisão da Justiça sobre Aécio: Parlamentares acusam a Justiça de intervir nas competências do Legislativo

© Lula Marques/AGPT Parlamentares acusam a Justiça de intervir nas competências do Legislativo

Uma liminar expedida pela Justiça Federal de Brasília neste sábado (14) irritou líderes do Senado. O juiz Márcio Luiz Coelho de Freitas impediu que a votação do caso do afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) seja secreta. Mais um vez, parlamentares acusam a Justiça de intervir nas competências do Legislativo e ameaçam não receber a notificação sobre a decisão.

"Tenho que efetivamente a adoção de votação sigilosa configuraria ato lesivo à moralidade administrativa, razão pela qual defiro a liminar para determinar que o Senado Federal se abstenha de adotar sigilo nas votações referentes à apreciação das medidas cautelares aplicadas ao Senador Aécio Neves", escreveu Coelho de Freitas na liminar.

Aliados do senador tucano querem que a votação seja sigilosa. Eles acreditam que, desta forma, obterão mais votos favoráveis sem desgaste com o eleitorado e acham que, se mantida a decisão da Justiça, a situação de Aécio vai ficar mais complicada.

"Desde quando juiz de primeira instância decide sobre o Poder Legislativo? Todos nós devemos respeitar a independência entre os poderes e a Constituição. Não vamos nem receber (a decisão do juiz)", disse ao "O Globo" um senador da cúpula que não teve a identidade revelada pelo site.

A decisão sobre a forma de votação ainda não foi tomada pelo Senado. A Mesa deve se reunir nessa segunda-feira (16) para falar sobre o tema.

Pessoas próximas a Aécio disseram que o senador está muito pessimista e assustado com a possibilidade de um resultado negativo.

O parlamentar precisa obter ao menos 41 votos a favor da suspensão das medidas cautelares da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Caso contrário, ele poderá ficar afastado do mandato por tempo indeterminado e ainda corre o risco de ser cassado.

Comente

Programação começa a partir deste sábado (14). - 14/10/2017

Vaticano se prepara para canonização dos mártires de Uruaçu e Cunhaú

Por G1 RN

Mártires de Uruaçu e Cunhau serão canonizados no Vaticano neste domingo (Foto: Clayton Carvalho/Inter TV Cabugi)

Mártires de Uruaçu e Cunhau serão canonizados no Vaticano neste domingo (Foto: Clayton Carvalho/Inter TV Cabugi)

A cerimônia de canonização dos martires de Cunhaú e Uruaçu será transmitida ao vivo pela Inter TV Cabugi neste domingo (15), direto do Vaticano, às 5h, horário de Brasília.

Serão canonizados 30 santos brasileiros, sendo 27 deles nascidos no Brasil. A programação começa neste sábado (14) às 14h30, com um especial sobre os mártires de Cunhaú e Uruaçu, desde a beatificação até o momento da canonização.

Em São Gonçado do Amarante, na Grande Natal, fiéis participam de uma vigília em comemoração aos mártires, que começa as 19h deste sábado (14) e vai até o domingo (15), quando se encerra a cerimônia no Vaticano.

Comente

Ocorrência foi registrada nesta sexta-feira (13), próximo à BR-101 Sul. - 14/10/2017

PRF resgata adolescente de 14 anos em situação de risco na Grande Natal

Por G1 RN

Adolescente estava em lugar de pouca iluminação e apontado por moradores como local de prostituição (Foto: Divulgação/PRF)

Adolescente estava em lugar de pouca iluminação e apontado por moradores como local de prostituição (Foto: Divulgação/PRF)

Uma adolescente de 14 anos que estava em situação de vulnerabilidade foi resgatada pela Polícia Rodoviária Federal na noite desta sexta-feira (13), próximo à BR-101 Sul, na Grande Natal. Segundo a PRF, a garota estava embriagada e acompanhada de dois homens e uma mulher, todos maiores de idade.

A Polícia Rodoviária informou que a adolescente estava dentro de um carro na localidade conhecida como Passagem de Cavalos. Os homens que a acompanhavam tinham 49 e 33 anos. A mulher, 22.

Ainda de acordo com a PRF, eles estavam em frente a um bar, em um local sem iluminação que, segundo populares, é utilizado como ponto de prostituição. A embriaguez da adolescente foi confirmada com o etilômetro, com resultado de 0,40 miligramas de álcool por litro de ar no pulmão.

Os três adultos foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil para as providências cabíveis. A garota foi entregue à mãe.

Comente

Crime aconteceu na noite desta sexta-feira (13) na cidade de Assu, região Oeste potiguar. - 14/10/2017

Homem é baleado e tem filho assassinado no interior do RN

 Inter TV Costa Branca

Um homem morreu e o pai dele foi baleado durante uma ocorrência registrada na cidade de Assu, no Oeste potiguar, na noite desta sexta-feira (13). De acordo com a PM, o sobrevivente foi levado para o Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró.

Ainda segundo a Polícia Militar, Edjaelson Domingos da Fonseca, conhecido por Galeguinho de Bozó, estava com o pai, Edmilson Domingos da Fonseca, na rua Francisco Horácio da Silva, bairro Parati 2000, quando os dois foram alvejados.

Pessoas que moram na região informaram à polícia que ouviram disparos de arma de fogo por volta das 23h30. Foi quando saíram à rua e encontraram os dois baleados. Edjaelson morreu no local. Edmilson foi socorrido pelos vizinhos, que o conduziram ao hospital da cidade. Logo em seguida ele foi transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia. A PM não tem informações sobre o estado de saúde dele.

Comente

Medida será válida para três regiões - 14/10/2017

Horário de verão começa neste domingo

O Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma hora para se adequar à medida. A mudança vai valer até o dia 18 de fevereiro de 2018. É possível que esta seja a última vez que o Horário de Verão seja adotado no Brasil. Isso porque autoridades do setor elétrico constataram mudanças nos hábitos de consumo de energia dos brasileiros. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o que mais tem influenciado o horário de pico do consumo de energia não é mais a incidência de luz solar, e sim a temperatura.

Este ano, o Horário de Verão valerá para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nos estados do Norte e do Nordeste não haverá mudança nos relógios.

A justificativa para a adoção da medida ano após ano é o aproveitamento do maior período de luz solar para economizar energia elétrica. Em 2013, o país economizou R$ 405 milhões, ou 2.565 megawatts (MW), com a adoção do Horário de Verão. No ano seguinte, essa economia baixou para R$ 278 milhões (2.035 MW) e, em 2015 caiu ainda mais, para R$ 162 milhões. Em 2016, o valor economizado com Horário de Verão baixou novamente, para R$147,5 milhões.

Segundo o ONS, a redução na economia de energia com o Horário de Verão tem a ver com uma mudança no perfil e na composição da carga elétrica no país. Se antes o que determinava o horário de pico do consumo de energia era a incidência da luz solar, hoje é a temperatura. Com isso, o pico de consumo passou a ser entre 14h e 15h e não mais entre 17h e 20h.

Segundo o coordenador da Área de Regulação do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Gesel-UFRJ), Roberto Brandão, a mudança no perfil de consumo de energia também está relacionada ao uso de aparelhos de ar-condicionado, que costumam ser ligados nos horários mais quentes do dia; e, por outro lado, à substituição de lâmpadas incandescentes por modelos mais econômicos, o que reduz o gasto de energia com iluminação.

Por causa do ar-condicionado, o verão pode inclusive levar a um aumento na conta de luz dos consumidores, segundo o professor Reinaldo Castro Souza, do Departamento de Engenharia Industrial do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC Rio). Um aparelho de ar-condicionado de mil watts de potência, por exemplo, se for ligado oito horas por dia, resulta em cerca de R$ 160 na fatura mensal, em média. Se o uso se estender para 16 horas por dia, o valor dobra, de acordo com o especialista. Portal noar.

Comente

Ordem é da agência pública que regula o setor - 14/10/2017

Planos de saúde devem melhorar SAC

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) formalizou hoje no Diário Oficial da União a criação de dois grupos de trabalho que vão reformular as normas gerais sobre serviço de atendimento ao consumidor (SAC) e propor melhorias para atualizar os serviços ao usuário dos planos de saúde privados, garantindo os direitos do consumidor

Os procedimentos para elaboração das propostas sobre os dois temas estão em andamento. Sobre o SAC, a Senacon está ouvindo os setores envolvidos na aplicação das regras de atendimento ao público, de modo a atualizar a regulamentação.

Em relação aos planos de saúde, a secretaria mantém interlocução permanente com o relator da comissão especial da Câmara que analisa o assunto, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN).

Os grupos de trabalho do SAC serão constituídos pela Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Associação Nacional Ministério Público do Consumidor (MPCon), Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Instituto Brasiliense de Direito Público ( IDP), Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (Abrarec), Grupo Padrão e Qualcomm do Brasil.

Os grupos de trabalho dos planos de saúde serão formados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 3ª Câmara – Consumidor e Ordem Econômica, Ministério Público Federal, Associação Nacional Ministério Público do Consumidor (MPCon), Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege) e Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Comissão Especial de Defesa do Consumidor da Conselho Federal Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde). Portal noar.

Comente

engano - 14/10/2017

Juíza que avalizou busca na casa de filho de Lula se diz enganada

Insubordinação – O delegado Galazzo: o nome do filho de Lula estava oculto e o endereço foi visitado sem autorização

 / Insubordinação – O delegado Galazzo: o nome do filho de Lula estava oculto e o endereço foi visitado sem autorização

Na manhã da terça-feira 10, o delegado da Polícia Civil de Paulínia (SP), Rodrigo Luís Galaz­zo, acompanhado de três investigadores armados, tocou a campainha da casa em que mora o filho adotivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o psicólogo e ex-­vereador Marcos Cláudio Lula da Silva – ele é filho do primeiro casamento da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que morreu em fevereiro deste ano.

Procurava “drogas e armamento pesado”, informação que lhe chegara por meio do Disque-Denúncia e cuja veracidade o policial não se deu ao trabalho de checar de outra forma. Mesmo sem nada encontrar, o delegado e sua equipe acharam por bem não sair do local de mãos abanando. Levaram então dois computadores, CDs, DVDs e pen drives que encontraram na casa — e ainda foram para um segundo endereço, onde também não acharam nada.

No dia seguinte, a juíza que autorizou a busca e apreensão, Marta Pistelli, determinou que todos os objetos fossem devolvidos e se disse “enganada” pelos policiais. Afirmou que o pedido de busca não identificava o morador da residência e que autorizara que a polícia visitasse apenas um local, e não dois.

Comente

Senado tera votação aberta - 14/10/2017

Justiça obriga Senado a fazer votação aberta e nominal sobre afastamento de Aécio

Aécio no Senado: O senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG)

O juiz federal Marcio Lima Coelho de Freitas, da Sessão Judiciária do Distrito Federal, concedeu uma liminar no início da noite desta sexta-feira, 13, que obriga o Senado a adotar a votação aberta e nominal na sessão que vai decidir pelo afastamento ou não do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

A decisão atende a uma ação popular movida pelo presidente da União Nacional dos Juízes Federais (Unajuf), Eduardo Cubas.

A liminar se baseia na emenda 35/2001 que altera o artigo 53 da Constituição suprimindo a possibilidade de votação fechada nos casos que envolvem a suspensão de direitos de parlamentares.

Além disso o juiz alega que o Senado não vai cumprir o papel de revisor do poder Judiciário na sessão que vai decidir o futuro de Aécio. Ao contrário, a deliberação faz parte do “sistema de freios e contrapesos decorrentes do desenho constitucional, no qual compete ao próprio Legislativo dar a palavra final sobre medidas cautelares envolvendo seus integrantes e, portanto, está obrigado a se submeter à regra da publicidade das decisões judiciais.

Segundo o autor da ação popular, o objetivo é dar mais transparência à atividade política. “A sociedade começar a repensar nossa política e em como deixar as coisas mais transparentes”, disse Cubas.

Comente

nao percam amanha as 5 horas da manha - 13/10/2017

João Câmara: Coroné Sabuguinho na 89 FM aos Sabados as 5 horas da Manha

Amanha logo cedo as cinco horas na 89 FM

Comente